Série D: Brasiliense domina e vence o Capital por 4 x 0

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles 

Vencendo e convencendo, o Brasiliense goleou por 4 x 0 o Capital-TO, na tarde deste domingo (16/6), e segue confortável na liderança do grupo A5 da Série D, com 21 pontos. Jogando na Boca do Jacaré, a equipe amarela fez um ótimo primeiro tempo, abrindo três de vantagem com João Santos, Matheus Batista e Tobinha. Na segunda etapa, o domínio do Ense seguiu, e João Santos fechou a conta.

O próximo desafio do Jacaré será fora de casa. A equipe vai até Rondonópolis, para enfrentar o União, no Estádio Luthero Lopes, às 16h60 do dia 22/6.

O jogo

O jogo começou estudado, com as equipes tentando controlar a posse quando recuperavam a bola. Somente aos 10 minutos as chances de gol começaram a aparecer, e com domínio do Jacaré. Na primeira oportunidade, João Santos levantou a área e Matheus Batista raspou de cabeça para fora.

Nos dois ataques seguintes, o Jacaré colocou 2 x 0 no placar. Aos 11’, Tobinha bateu cruzado e o goleiro Rodrigo rebateu nos pés de João Santos, que só teve o trabalho de tocar para o gol vazio. Com 16 minutos, Netinho chegou na linha de fundo pela direita e cruzou na medida para o aniversariante Matheus Batista cabecear e balançar a rede.

A equipe do capital demorou para entrar no jogo, mas na primeira descida levou muito perigou ao gol do Jacaré. Aos 23’, Gustavo Lobó arriscou de fora da área e Matheus Keyser se esticou para fazer a defesa e espalmar para escanteio.

Depois do susto, o jogo voltou a ser todo do Jacaré. Aos 24’, Tobinha pressionou a saída de Rodrigo e ganhou do goleiro na entrada da área para bater por cobertura. A bola saiu muito perto da trave direita do gol. Seis minutos depois, Márcio Duarte chegou a fundo e cruzou em cima de Mário Júnior. O goleiro Rodrigo caiu no canto para evitar o gol contra.

Aos 35’, o Jacaré ampliou a vantagem. Em um contra golpe rápido, Netinho lançou João Santos na esquerda, que avançou no corredor e tocou para Tobinha, no meio da área, chutar sem chances de defesa para Rodrigo.

O Capital ainda conseguiu criar mais uma chance antes do intervalo. Aos 39’, Wesley finalizou de fora meio desequilibrado. A bola pegou efeito e Matheus Kayser foi no ângulo para buscar a bola. No lance seguinte, João Santos escapou pela ponta e rolou para Matheus Batista bater firme e carimbar o travessão.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, o treinador Jairo do Nascimento queimou quatro alterações de uma só vez. As mudanças deram um gás ao time do Capital, que voltou jogando em cima. Aos seis minutos, Matheus, um dos que entraram, finalizou de longe, mas o chute saiu fraco no meio do gol e Matheus Kayser ficou com a bola sem sustos. No lance seguinte, novamente em um tiro de longa distância, Matheus jogou a bola pelo lado direito do gol.

A pressão do capital foi breve, a na altura dos 16 minutos o Brasiliense voltou a ser o dono do jogo. João Santos cobrou bem uma falta frontal e Rodrigo colocou para escanteio. Tarta fez rápida a cobrança e Tobinha finalizou em cima do goleiro.

Aos 20’, Joãozinho fez boa jogada pela direita e rolou para Kaio Nunes finalizar no canto e Rodrigo cedeu outro tiro de canto. Depois da cobrança, a bola sobrou para Tobinha tocar em João Santos, que bateu cruzado e marcou seu segundo gol na partida e o quarto do Jacaré.

O jogo já estava resolvido com o 4 x 0, mas o Brasiliense ainda queria mais um gol e o Capital buscava o de honra. Aos 25’, Arturzinho cobrou uma falta de longe e Matheus Kayser pegou em dois tempos. Com 32 jogados, foi a vez de Tarta bater o tiro livre, que foi desviado pela barreira a saiu perto do gol.

Já no final, o jogo teve uma chance para cada lado. Aos 45’, Gui Mendes saiu na do gol, tentou driblar Rodrigo, mas o goleiro levou a melhor na disputa. No minuto seguinte, Artur tentou de cabeça e mandou por cima da meta.

BRASILIENSE 4 X 0 CAPITAL

Série D – fase de grupos – Nona rodada

16/06/2024, 15h30 – Boca do Jacaré, Taguatinga-DF

Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso-AM
Árbitro Assistente 1: 
Renato Gomes Tolentino-DF
Árbitro Assistente 2: 
Josieliton Silva-DF
Quarto Árbitro: 
Pedro Alves-DF

BRASILIENSE

Matheus Kayser; Netinho, Igor Morais, Renan Dutra e Márcio Duarte; Gabriel Galhardo, Dudu (Tarta) e Nêne Bonilha (Kaio Nunes); João Santos (Lila), Tobinha (Gui Mendes) e Matheus Dutra (Joãozinho)

Técnico: Luiz Carlos Winck

Gols: João Santos (12’ 1T e 21’ 2T), Matheus Batista (16’ 1T) e Tobinha (35’ 1T)

Cartões Amarelos: Dudu e Tarta

CAPITAL

Rodrigo; Gustavo Lobó, Márcio Júnior, Hector Urrego (Arthur) e Carlos Henrique (Matheus); Isaac (Théo) Jander e Johan Arango (Arthurzinho); Juninho, Wesley e William (Gabriel Vinicius)

Técnico: Jairo do Nascimento

Cartões amarelos: Márcio Júnior, Matheus e Juninho