Brasiliense vence o União e assume a vice-liderança do grupo na Série D

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Jogando na Boca do Jacaré, o Brasiliense garantiu mais três pontos e assumiu a vice-liderança do Grupo A5 da Série D. Em um duelo muito equilibrado na tarde deste domingo (26/5), a equipe amarela venceu o União por 2 x 1, com um gol anotado por Aldo no último ataque do jogo. Gabriel Pedra marcou o primeiro tento e Tiago Primão descontou para o União.

Com 10 pontos somados, o Jacaré agora viaja até Palmas-TO para enfrentar o Capital na próxima rodada. O jogo será no sábado (1/6), às 16h, no Estádio Nilton Santos.

O jogo

Pouco foi apresentado por ambos os lados no primeiro tempo. Até os 10 minutos o jogo foi de forte marcação com a disputa de bola concentrada no meio campo. A primeira chegada foi do União, com Deivid cabeceando em cima de Wagner.

Aos 14’, o lateral Fabinho roubou a bola perto da área, carregou para o meio e com a perna “ruim” isolou o chute. Na reposição rápida, Tobinha acionou Nenê Bonilha, que girou em cima da marcação e bateu de fora por cima do gol.

O jogo do Jacaré era concentrado em contra-ataques rápidos para surpreender a defesa na recomposição. Aos 28’, Gabriel Pedra recebeu na entrada da área e bateu no ângulo. A bola ainda desviou na defesa antes de Elias fazer a ponte e espalmar para escanteio.

Com dificuldade em furar o bloqueio da defesa amarela, o União ameaçava com os chutes de meia distância. Aos 36’, Pikachu recebeu na direita e bateu colocado, carimbando o travessão. O Jacaré respondeu no minuto seguinte. Gui Mendes invadiu a área driblando e bateu rasteiro pela linha de fundo.

Em sua principal característica na primeira etapa o Jacaré abriu o placar. Aos 42’, Gui Mendes lançou Tobinha na direita, com muito espaço para progredir com a jogada. O camisa 11 entrou na área sem marcação e rolou para Gabriel Pedra escorar a bola para o fundo do gol.

Segundo tempo

Com a mesma pegada, a forte marcação seguiu ditando o ritmo do jogo na segunda etapa. Novamente, a primeira finalização só aconteceu aos 10 minutos, com o União. Lucão cabeceou por cima depois do cruzamento de Brener.

O Brasiliense chegou ao ataque só aos 12 minutos. Gui Mendes abriu o jogo na direita para Joãozinho, que acionou Caetano no fundo. O lateral bateu cruzado por cima com muito perigo. No lance seguinte, o União respondeu. Thomas recebeu a entrada da área e bateu rasteiro pela linha de fundo.

Aos 20’, Nenê Bonilha recebeu de João Santos com espaço para finalizar de longe, mas o chute desequilibrado saiu pelo canto direito da linha de fundo. Dois minutos depois aconteceu o empate do Colorado. A zaga do Jacaré afastou mal um cruzamento da esquerda e a bola ficou com Tiago Primão, que bateu no cantinho, sem chances para Wagner. 1 x 1 no placar.

Após o empate, o jogo foi todo de pressão amarela. Aos 37’, Joãozinho ficou com a sobra na intermediária e bateu em cima de Elias. Com 42 minutos, Gustavo Henrique, dentro a área, desviou para Romário cabecear nas mãos do goleiro colorado.

No último ataque do jogo o Jacaré garantiu três pontos. Aos 46’, João Santos cobrou uma falta frontal no travessão. O rebote ficou com Aldo, que livre de marcação só escorou de cabeça garantindo o 2 x 1 no placar.

BRASILIENSE 2 X 1 UNIÃO

Série D – fase de grupos – quinta rodada

26/05/2024, 15h30 – Boca do Jacaré, Taguatinga-DF

Árbitro: Marcos Felipe Martins Machado-ES
Árbitro Assistente 1: 
David Souza-DF
Árbitro Assistente 2: 
Kinberlyn Morais-DF
Quarto Árbitro: 
Cássia França-DF

BRASILIENSE

Wagner; Caetano (Kersul), Igor Morais, Gustavo Henrique e PH; Aldo, Gabriel Galhardo e Nenê Bonilha (João Santos); Gui Mendes (Romário), Tobinha (Joãozinho) e Gabriel Pedra (Matheus Batista)

Técnico: Luiz Carlos Winck

Gols: Gabriel Pedra (42’ 1T) e Aldo (46’ 2T)

Cartões Amarelos: Nenê Bonilha, Luiz Carlos Winck, Gui Mendes e Romário

UNIÃO

Elias; Índio (Werinton), Lucão, Marcão e Fabinho; Thomas, Tiago Primão (Alex Nagib) e Brener (Jean Patrick); Pikachu (Anderson Canhoto), Deivid (Erik) e Toninho.

Técnico: Luciano Dias

Gols: Tiago Primão (22’ 2T)

Cartões amarelos: Marcão, Tiago Primão, Fabinho, Luciano Dias e Werinton