Candangão: Brasiliense vence o Capital no primeiro jogo da semifinal

Foto: Vinícius Schimdt/Metrópoles

Na tarde deste domingo (26/3), Brasiliense e Capital jogaram no Estádio JK, no primeiro duelo entre as equipes na semifinal do Candangão. O Jacaré, que já tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais, complicou ainda mais a vida da Coruja, ao vencer o jogo por 2 x 0, com gols de Tobinha e Hernane Brocador.

Com o resultado, o Brasiliense pode perder até por dois gols de diferença na partida de volta que estará classificado para a final. O jogo será no próximo domingo (2/4), às 16h, na Boca do Jacaré.

Primeiro tempo

A equipe do Capital dominou a posse de bola na primeira etapa, e abriu as finalizações aos três minutos. Renan Mota levantou a bola na área em cobrança de escanteio e Deivid Anacleto testou nas mãos de Artur.

O primeiro chute do Jacaré saiu aos 18 jogados, com Zotti arriscando de fora por cima do gol. O Capital respondeu também em três chutes da entrada da área que saíram por cima. Gustavo Custódio finalizou aos 19’ e aos 25’, e Toninho Paraíba aos 31 minutos.

Mesmo com volume de jogo, o Capital viu o Brasiliense ir com a vantagem para o intervalo. Aos 40’, Tarta serviu Aldo de frente para o gol, que teve o chute desviado para escanteio por Otávio. Na cobrança, Gustavo Henrique cabeceou em cima da defesa e Tobinha pegou o rebote para fazer 1 x 0.

Segundo tempo

A segunda etapa foi de um jogo mais físico, disputado no meio campo e com poucas chances. O Jacaré chegou aos 19 minutos, com Yuri Mamute soltando o pé de fora da área para Luan fazer a defesa. No rebote, Aloísio, quase sem ângulo, bateu cruzado e mais uma vez o arqueiro do Capital apareceu para defender o chute.

O Brasiliense passou a tomar conta do jogo com as linhas altas sufocando o adversário. Aos 23’, Diogo Sodré invadiu a área e bateu no meio do gol, facilitando a defesa de Luan. Aos 32’, Tarta arriscou de longe e a bola saiu pela esquerda.

O Capital só ameaçou aos 34 minutos. Otávio chegou na linha de fundo e bateu cruzado, Artur fez a defesa cedendo o rebote para Leozynho que isolou. A resposta go Jacaré foi com três minutos depois. Diogo Sodré com um passe magistral colocou Hernne Brocador na cara do gol, que só teve o trabalho de deslocar o goleiro para fazer o 2 x 0.

O Jacaré ainda teve a chance de fazer o terceiro. Aos 41’, Tobinha roubou a bola dentro da área de Guilherme Mattis e carimbou a trave. A equipe da Coruja se jogava ao ataque nos últimos minutos, mas sem organização e o placar de 2 x 0 se manteve até o apito final.

CAPITAL 0 X 2 BRASILIENSE

Candangão 2023 – semifinal – jogo de ida

26/03/2023, 15h45 – Estádio JK, Paranoá-DF

Árbitro: Marcelo Rudá

A1: Lucas Modesto

A2: Lucas Guerra

4º árbitro: Leandro Oliveira

CAPITAL

Luan; Toninho Paraíba, Kadu (Guilherme Mattis), Itallo e Otávio; Derli (Roger Gaúcho), Serginho Paulista e Renan Mota (Igor Vilela); Deivid Anacleto, Gustavo Custódio (Leozynho) e Manoel (Gustavo Vintecinco)

Técnico: Celso Teixeira

Cartões amarelos: Derli, Deivid Anacleto

BRASILIENSE

Artur; Andrezinho, Gabriel, Gustavo Henrique e Aloísio (Goduxo); Aldo, Radamés (Gabriel Henrique), Tarta e Zotti (Diogo Sodré); Tobinha (Wandinho) e Yuri Mamute (Hernane Brocador)

Técnico: Roberto Cavalo

Gols: Tobinha (41’ 1T) e Hernane Brocador (37’ 2T)

Cartões amarelos: Radamés

André Gomes/Brasiliense FC