Brasiliense vence o Tocantinópolis e se classifica na Copa Verde

Foto: Vinícius Schimdt/Metrópoles

Na noite desta quarta-feira (22/2), o Brasiliense conquistou a classificação para a terceira fase da Copa Verde, ao bater o Tocantinópolis por 4 x 2, dentro da Boca do Jacaré. Apesar de sofrer dois gols, o Esquadrão Amarelo dominou o adversário, e contou com os tentos de Tarta e Luquinhas, na primeira etapa, e Yuri Mamute e Diogo Sodré, no segundo tempo. Everson Bilal e Andrezinho descontaram, na última metade do jogo.

O desafio do Jacaré na próxima fase da competição será o Goiás, em dois jogos. As datas, horários e locais ainda serão divulgados pela CBF.

Primeiro tempo

Com um campo encharcado, as duas equipes pouco conseguiam criar, apesar de primeira finalização acontecera aos dois minutos. Da Silva soltou o pé de longe, mas o chute passou à esquerda de Edmar Sucuri.

O Jacaré só chegou aos 20 minutos. Tobinha arriscou de fora e parou na defesa de Anderson Luiz. Na sequência do lance, Zotti chegou ao fundo e tocou para trás. A bola encontrou Tarta entrando na área, que limpou a marcação e bateu no ângulo, abrindo o placar.

Aos 25’, Aldo encontrou a defesa aberta e tentou um chute que saiu por cima. A equipe só voltou ao ataque com 38 minutos. Tarta acionou Lquinhas, livre de marcação pela esquerda, que bateu deslocando o goleiro e ampliando o placar: 2 x 0 Jacaré.

A equipe do Tocantinópolis ainda buscou um gol antes do intervalo, mas o chute de Tiago Bagagem, de fora aos 39 minutos, ficou nas mãos de Edmar Sucuri, e a falta cobrada por Chico Bala, aos 45’, saiu pela linha de fundo sem oferecer perigo ao gol amarelo.

Segundo tempo corrido

A volta do intervalo trouxe uma postura diferente apresentada pelo Tocantinópolis. A voltou mais agressiva, e chegou aos dois minutos, no chute de Xaves, por cima. Depois foi a vez de Tiago Bagagem, aos sete minutos, arriscar de fora um chute desviado que quase entrou no cantinho.

Aos 8 minutos, Andrezinho fez uma ótima jogada, invadindo a área pela esquerda, e bateu cruzado rasteiro por baixo de Edmar Sucuri. Aldo tirou em cima da linha, mas a bola sobrou para Everson Bilal, que bateu para o gol para diminuir a vantagem amarela. 2 x 1 no placar.

O jogo que teve um ritmo lento no primeiro tempo logo se tronou um duelo de chances criadas para os dois lados. Aos 11’, o Jacaré chegou em uma tabelinha, que chegou aos pés de Tarta chutar em cima de Anderson Luiz. Quatro minutos depois, Yuri Mamute dominou na meia lua e soltou a pancada no ângulo, anotando o terceiro do Jacaré.

Aos 19’, Tiago Bagagem cobrou uma falta pelo lado direito que foi desviada para escanteio por Edmar Sucuri. Na cobrança, Andrezinho subiu mais alto que a defesa amarela e marcou o segundo da equipe do Tocantins. 3 x 2.

A equipe mal teve tempo para comemorar o gol. Com 21 jogados, Diogo Sodré recebeu de frente para o gol e bateu cruzado no contra pé do goleio, que nada pôde fazer apar evitar o quarto gol do Jacaré.

O Brasiliense ainda teve mais duas chances antes do apito final. Aos 30’, Tarta arriscou e o goleiro jogou para escanteio. Na sequência, o próprio Tarta levantou para a cabeçada de Aldo por cima.

Aos 46’, o Tocantinópolis ainda quase encostou no placar. Gustavo Santos apareceu atrás da defesa sozinho, com o gol aberto, mas perdeu a chance chutando por cima do travessão.

BRASILIENSE 4 X 2 TOCNATINÓPOLIS

Copa Verde – segunda fase

22/02/2023, 21h – Boca do Jacaré, Taguatinga-DF

Árbitro: Luiz Paulo de Moura Pinheiro-MT

A1: Gislan Antônio Garcia da Silva-MT

A2: Renan Antônio Angelim Rodrigues-MT

4º árbitro: Leandro Damas-DF

BRASILIENSE

Edmar Sucuri; Caetano (Daniel Mendonça), Railon, Keynan e Aloísio; Aldo, Tarta (Gabriel Henrique) e Zotti (Diogo Sodré); Luquinhas (Renan Oliveira), Tobinha e Yuri Mamute (Kieza)

Técnico: Alan George

Gols: Tarta (20’ 1T), Luquinhas (38’ 1T), Yuri Mamute (15’ 2T) e Diogo Sodré (21’ 2T)

Cartões amarelos: Zotti, Keynan, Caetano, Tarta, Daniel Mendonça e Aldo

TOCANTINÓPOLIS

Anderson Luiz; Da Silva (, Luiz Fernando, Marcondi e Chico Bala; Xaves, Tiago Bagagem (Elifran) e Gabriel Caju (Wiltinho); Andrezinho, Everson Bilal e Joel (Wellington Júnior)

Técnico: Jairo Nascimento

Gols: Everson Bilal (7’ 2T) e Andrezinho (19’ 2T)

Cartões amarelos: Xaves, Chico Bala, Everson Bilal

André Gomes/Brasiliense FC