Foto: Thalita Gouvêa/Esp. Metrópoles 

Com a confirmação da realização da Copa Verde, após reunião entre a CBF e presidentes das federações dos clubes que vão disputar a competição, na tarde da última terça-feira (23/8), a entidade máxima do futebol brasileiro definiu hoje (24/8) as datas e formula de disputa do certame. A Copa Verde 2022 tem seu início previsto para o dia 25 de outubro, em um formato parecido com o das duas últimas edições.

Serão 24 equipes na disputa pelo título e pela vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2023. O Brasiliense Futebol Clube entra na primeira fase da competição, junto com os outros 15 times com a colocação mais baixa no ranking de clubes da CBF. As equipes se enfrentam e jogos únicos, sem vantagem do empate, e as oitos classificadas se juntam as oito melhores ranqueadas na segunda fase.

A segunda fase também será disputada somente em jogos de ida. Os classificados avançam para as quartas de final, que também será decidida em jogos únicos, diferente das duas últimas edições, que foram disputadas em jogos de mata-mata.

As fases semi-final e final serão em jogos de ida e volta, sem a vantagem do gol qualificado.

A equipe do Jacaré entra na disputa com o objetivo de repetir o feito de 2020, quando foi campeã ao bater o Remo na final, dentro do Mangueirão, em uma disputa de pênaltis, e carimbou o passaporte para a terceira fase da Copa do Brasil.

André Gomes/Brasiliense FC