A CBF divulgou na noite da última terça-feira (30/8), a tabela base com os confrontos da Copa Verde 2022. O Brasiliense Futebol Clube, a princípio estrearia na primeira fase da competição, mas com a desistência de sete clubes, o Jacaré entrará direto no segundo chaveamento, contra a equipe da Luverdense-MT. A partida será no dia 28 ou 29 de outubro, no Estádio Passo das Emas, casa da equipe mato-grossense. O horário da partida ainda não foi divulgado.

Caso avance de fase, o Brasiliense terá o Cuiabá ou a equipe do Costa Rica-MS nas quartas de final da competição.

Quando anunciada, a Copa Verde seria disputada por 24 clube. Os 16 piores colocados no Ranking de Clube da CBF jogariam a primeira fase. Com as desistências de Ceilândia, Atlético-GO, Remo-PA, Manaus-AM, Nova Venécia-ES, Grêmio Anápolis-GO e São Raimundo-RR, A CBF teve que reajustar os cruzamentos na tabela.

A primeira fase terá apenas um jogo, entre Humaitá-AC e Náutico-RR. As outras equipes já estreiam na segunda fase, que será disputada em jogos apenas de ida. As quartas de final (terceira fase) também será decidida em partida única.

As semis e a final serão decididas em jogos de ida e volta. Além da taça e a premiação, o campeão da competição também fatura uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2023.

André Gomes/Brasiliense FC