Foto: André Gomes/Brasiliense FC
Chegou a hora de conhecermos o campeão do Candangão 20212. Em jogo único, o Brasiliense Futebol Clube encara o Ceilândia, às 15h, no Mané Garrincha. Pela terceira vez na história, a final será em jogo único. O Jacaré mais querido do Brasil vai para sua quinta final seguida, e busca a décima taça em 20 anos na elite do futebol candango. Longe das decisões desde 2017, quando perdeu o título para o próprio Brasiliense, o Ceilândia tentará levantar o troféu pela terceira vez.
O Brasiliense se classificou para a final com duas rodadas de antecedência e fechou o quadrangular semifinal derrotando o Gama por 4×0 e reafirmando a melhor campanha da competição. Já a equipe alvinegra garantiu sua vaga na última rodada, ao vencer o Luziânia por 4×2 no Serra do Lago.
Essa será a terceira vez em que as equipes se encontram em uma decisão. Em 2010, o Gato Preto levou melhor. Em 2017, como já mencionado, o título ficou com o Jacaré. No retrospecto do confronto dentro dessa edição do Candangão, o Brasiliense leva vantagem. Na abertura da segunda fase, a equipe amarela venceu pelo placar mínimo com gol de Carlos Eduardo. Pelo quadrangular semifinal, o jogo da ida terminou 2×0 para o Jacaré e o placar de 1×1 foi o resultado da volta.
Preparação
O Brasiliense chega à final com uma campanha invicta. Foram 14 vitórias e apenas um empate. Para repetir o mesmo desempenho das fases anteriores, Vilson Tadei aplicou a mesma metodologia de treinos que veio programando durante a temporada. Com treinos regenerativos e táticos com dois toques, a comissão preparou os atletas para a final de maneira que eles joguem com o máximo de suas capacidades física, técnicas e psicológicas.
A equipe terá dois desfalques importantes entres os titulares. O atacante Tobinha, que deixou o jogo contra o Gama ainda no primeiro tempo, teve uma lesão na coxa confirmada e ficará fora do duelo. O lateral Peu é outro atleta que foi vetado pelo DM, com dores no tornozelo.
Por outro lado, Tadei vai ter a volta de quatro atletas que não foram para o jogo contra o Gama. Poupado no clássico, Keynan, Balotelli e Peninha foram relacionados, e o artilheiro Zé Love retorna após cumprir suspensão pelo terceiro amarelo.
Com a exceções de Peu e Tobinha, Vilson Tadei deve repetir o mesmo time que venceu bem a última rodada. Mário Henrique deve ocupar a latera esquerda, enquanto no ataque, Romarinho e Carlos Eduardo são as opções que podem pintar nos 11 iniciais.
Transmissão
Com a equipe da Rádio e TV Brasiliense a tranmsissão terá Esdra Alves na narração, Ramon Villar nos comentários e imagens de José Ricardo. YouTube.
Arbitragem
Para apitar a decisão, a FFDF sorteou o árbitro Sávio Sampaio, que será auxiliado pelos assistentes Leila Moreira e Lucas Modesto. A entidade também definiu Gildevan Lacerda e Matheus Moraes como quarto e quinto árbitro, respectivamente.
Relacionados
Ao todo, 22 atletas foram convocados pela comissão técnica. São eles:
Goleiros: Edmar Sucuri e Fernandes;
Zagueiros: Badhuga e Gustavo Henrique;
Laterais: Diogo e Mário Henrique;
Meias: Aldo, Carlos Eduardo, Didira, Lídio, Peninha, Radamés, W. Balotelli e Zotti;
Atacantes: Bruno Nunes, Jorge Henrique, Luquinhas, Maicon Assis, Michel Platini, Romarinho e Zé Love.
André Gomes/Brasiliense FC