Com a conquista da Copa Verde no mês de fevereiro, o Brasiliense Futebol Clube garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Um clube de Brasília não alcança essa etapa da competição desde 2016. Na edição o Gama foi eliminado pela equipe do Santos.

O modelo atual de disputa da terceira fase foi adotando em 2013, quando os times que disputam a Libertadores foram integrados à competição. Antes disso, a Copa do Brasil tinha duas rodadas eliminatórias antes das oitavas, que podemos considerar como a terceira fase da era anterior aos clubes do torneiro sulamericano.

Possíveis adversários do Jacaré

Os últimos jogos para fechar a segunda fase foram realizados na noite da última quinta-feira (16/4). Com as definições, a CBF montou os potes para o sorteio que indicará os confrontos. O Brasiliense ficou alocando na chave dois, que também conta com 4 de Julho-PI, ABC-RN, Atlético-GO, Avaí, Boa Vista, Cianorte-PR, Coritiba, Criciúma, CRB, Fortaleza, Juazeirense-BA, Bragantino, Remo, Vila Nova e Vitória-BA.

O pote um é formado pelas equipes mais bem ranqueadas pela CBF. São elas: Atlhetico-PR, Atlético-MG, América-MG, Bahia, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

O sistema de disputa será de pote contra pote, e duelos de ida e volta. Com isso, o Jacaré vai entregar uma das equipes da chave um. O sorteio deve ser realizado na próxima semana, ainda sem data definida pela CBF.

André Gomes/Brasiliense FC