Preleções motivacionais são novas apostas de interação de clubes nas redes sociais

As redes sociais aproximaram ainda mais os torcedores de seus clubes de coração. Rotinas de treinamentos e bastidores de jogos aumentaram o vínculo dos times com sua torcida. E durante a pandemia do novo coronavírus, essa interação torna-se ainda mais necessária, já que o público não pode acompanhar as partidas no estádio.

Agora, os times apostam em um momento que vem chamando a atenção dos torcedores: a preleção. O discurso motivacional antes de partidas decisivas voltou a ganhar espaço nas redes sociais dos clubes brasileiros. Veja quem vem utilizando bem este recurso entre as equipes nacionais.

Remo
O Clube do Remo garantiu acesso à Série B do Campeonato Brasileiro no último final de semana. Depois de 14 anos, o clube voltará a disputar a Segunda Divisão do Brasileirão. E a vitória do acesso veio justamente contra o arquirrival Paysandu.

O Leão do Pará venceu o conterrâneo por 1 x 0 e garantiu o retorno à divisão de acesso à Série A. Com uma forte interação de seus torcedores nas redes sociais, o time utilizou bastante o recurso para comemorar o retorno à Série B.

Após a conquista, o Remo publicou o discurso do capitão Lucas Siqueira antes da partida do acesso. As palavras inflamadas do líder do time foram publicadas nas redes sociais do clube e viralizaram na internet. Veja:

Santos

O Peixe é outra equipe do futebol brasileiro que utiliza bem a ferramenta de interação com o torcedor. Finalista da Libertadores, o time paulista divulga momentos importantes após grandes vitórias, como discurso de motivação de jogadores antes das partidas, bastidores e até mesmo imagens da equipe comemorando resultados importantes.

O clube deu um verdadeiro show de interação na campanha da Libertadores deste ano. Na semifinal contra o Boca Juniors, o Peixe publicou os bastidores das partidas e discursos e preleções de Cuca e de outros jogadores líderes do time.

E viralizou com a festa dos torcedores e comissão técnica no vestiário após a sonhada classificação para a grande final da competição continental.

Palmeiras
Em grande fase na temporada, o alviverde também utiliza o fato de estar envolvido em jogos importantes para se aproximar de seu torcedor. O clube divulga com frequência os discursos do treinador Abel Ferreira e suas ferramentas de motivação antes de grandes confrontos.

Na final da Libertadores contra o Santos, o Porco divulgou não só o momento do jovem técnico português, mas, assim como o Peixe, a festa após a classificação após eliminar o River Plate.

Vasco
O Gigante também não fica para trás quando o assunto é aproximar o torcedor da rotina do clube. Conhecido por seu forte lado motivador nas equipes que trabalha, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou à equipe carioca e seus discursos inflamados conquistam os vascaínos.

Na reestreia de Luxa no Vasco, o clube divulgou a preleção do treinador antes do duro empate contra o Atlético-GO fora de casa. Resultado que tirou os cariocas da zona de rebaixamento. Confira:

Palavra de especialista
Thiago Paz é educador, coach e especialista em marketing de conteúdo. Ele diz que preleções como as de Vanderlei Luxemburgo cativam os jogadores a partir da mudança de discurso e de objetivos.

“No caso específico do Vanderlei, além de contar muito o fato dele ser um expert nessa linguagem motivacional, conta muito a alteração da meta, do objetivo. No caso do Vasco e do retorno dele, do objetivo agora ser a saída da zona da confusão, como ele gosta de dizer. Então ele apresenta uma meta mais possível de ser realizada e os jogadores compram a ideia”, analisa.

Paz também destaca a importância dos clubes aproximarem o torcedor em tempos de pandemia.

“Nessa questão da pandemia, da quarentena, nós aumentamos a necessidade de consumo de entretenimento. E futebol é um entretenimento muito popular, gratuito. E agora o feedback das partidas para os jogadores também se tornou digital, já que o torcedor não pode mais ir ao estádio. As redes sociais são uma forma virtual de o torcedor se conectar com o clube. Então se os clubes utilizam desse material (preleções), o torcedor se conecta com o clube com aquela realidade. Com a importância de ser algo real, de não ser algo combinado. Os bastidores fazem o torcedor viver esse novo normal. Os entretenimentos mudaram suas formas de acontecer. Quando o torcedor vê esses vídeos, isso faz com que o torcedor se reconecte com o clube, é a nova arquibancada dele, com a perspectiva realista do vestiário, dos bastidores”, finaliza.

O post Preleções motivacionais são novas apostas de interação de clubes nas redes sociais apareceu primeiro em Metrópoles.