Jogadores uruguaios se unem para defender Cavani de acusação de racismo – Brasiliensefc.com.br
jogadores-uruguaios-se-unem-para-defender-cavani-de-acusacao-de-racismo

Jogadores uruguaios se unem para defender Cavani de acusação de racismo

Jogadores uruguaios não aceitaram bem a suspensão dada pela FA a Edinson Cavani. O jogador do Manchester United foi punido com três jogos de suspensão e uma multa de 100 mil libras por ter usado a palavra “negrito” nas suas redes sociais, após uma vitória sobre o Southampton em 29 de novembro.

“Nós devemos condenar a conduta arbitrária da Associação de Futebol Inglês. Longe de condenar o racismo, a FA cometeu um ato discriminatório contra a cultura e o modo de vida do povo uruguaio”, escreveu a Associação de Jogadores de Futebol do Uruguai em um comunicado.

“A sanção (a Cavani) demonstra a visão dogmática, etnocêntrica e tendenciosa da FA, que permite apena que uma interpretação subjetiva seja feita a partir de sua conclusão particular e excludente, não importa o quanto seja falha”, continuou.

O comunicado, apoiado por jogadores como Diego Godín e Diego Lugano, explica que Cavani nunca foi racista em sua expressão. Ele teria apenas usado uma expressão comum na América Latina para se referir de forma “afetiva a alguém próximo”. “Apoiar que a única interpretação válida da vida é aquela que reside nas mentes dos gerentes da FA é o verdadeiro ato discriminatório, o qual é completamente repressor contra a cultura uruguaia”.

Fazendo coro à manifestação dos jogadores uruguaios, a Academia Uruguaia de Letras havia se manifestado sobre a punição, afirmando que a decisão da FA demonstra “falta de conhecimento cultural e linguístico do futebol inglês”

Cavani, 33 ano, já cumpriu uma partida de sua suspensão, tendo perdido o jogo contra o Aston Villa. Caso a punição seja mantida, ele perderá a semifinal da Copa da Liga Inglesa contra o Manchester City nesta quarta (6/1) e o duelo contra o Watford válido pela FA Cup.

O post Jogadores uruguaios se unem para defender Cavani de acusação de racismo apareceu primeiro em Metrópoles.