Top 10 entre cientistas mais relevantes de 2020 é técnico de futebol do Uruguai

Único latino-americano entre os 10 cientistas mais importantes do mundo de 2020 – lista elaborada pela revista científica Nature – Gonzalo Andres Moratorio Linares, 37 anos, tem vivido dias de ídolo no Uruguai. Valorizado por sua contribuição para o combate à Covid-19 no país ao pesquisar e desenvolver um teste de detecção do novo coronavírus com tecnologia autônoma, barata e confiável, ele tem dado entrevistas e sido reconhecido. No entanto, o professor da Universidade da República, em Montevidéu, imaginava atingir esse status em outra área na adolescência: nos campos de futebol.

Assim como muitos jovens, Gonzalo Moratorio tentou ser jogador de futebol. Após uma lesão no joelho, ele migrou para outra área do campo. Atualmente, além de atuar como pesquisador, o Top10 entre os cientistas é técnico do time universitário Arquitectura Jrs.

Em entrevista ao jornal El País, Gonzalo correlacionou sua atuação como técnico e pesquisador. “O que você aprende no futebol e o que tento transmitir aos alunos de doutorado e mestrado é que você deve comemorar o sucesso do seu parceiro como o seu”, afirmou.

Empenhado desde fevereiro no projeto que contribuiu diretamente para o Uruguai registrar menos de 100 mortes por Covid-19 até essa quarta-feira (16/12), Gonzalo pôde ajudar tanto sua equipe de futebol em 2020. Ainda assim, o Arquitectura Jrs foi a campo.

Arquitectura Jrs na Série C

De acordo com o site da Liga Universitária de Esportes do Uruguai, o time principal figura na Série C universitária. Este ano, foram 15 jogos, com 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. A primeira partida, disputada em 19 de julho, terminou com vitória por 4 x 2 sobre o Mossens. A última, no dia 1º de novembro, com derrota por 3 x 2 para o Paysandu Universitario.

Além do futebol, o cientista chefe do Laboratório de Evolução Experimental de Vírus do Instituto Pasteur de Montevidéu também aproveita as horas vagas para praticar o surfe. No entanto, a maior onda surfada por ele ou o golaço de 2020, sem dúvida, foi ter idealizado um programa nacional de testes, que foi decisivo para conter a propagação do vírus no Uruguai.

Com tecnologia barata e em abundância no país, Gonzalo conseguiu convencer o governo local a investir. Com apoio governamental, ele chefiou equipes em cada hospital do país. Desta forma, permitiu o rápido diagnóstico de Covid-19 na população e, consequentemente, o isolamento dos infectados.

O post Top 10 entre cientistas mais relevantes de 2020 é técnico de futebol do Uruguai apareceu primeiro em Metrópoles.