Santos x Grêmio: histórico nas quartas da Liberta pesa para o lado gaúcho – Brasiliensefc.com.br
santos-x-gremio-historico-nas-quartas-da-liberta-pesa-para-o-lado-gaucho

Santos x Grêmio: histórico nas quartas da Liberta pesa para o lado gaúcho

O duelo de brasileiros nas quartas de final da Libertadores, entre Santos x Grêmio, define nesta quarta-feira (16/12), na Vila Belmiro, um dos semifinalistas da competição. Após o empate por 1 x 1 na arena tricolor, o Peixe tem a vantagem do empate, mas o retrospecto dos dois times nesta fase da disputa é favorável aos gaúchos.

A última vez que o Santos chegou a uma semifinal da Libertadores foi em 2012 e naquela ocasião eliminou outro time brasileiro, o rival Corinthians. Depois disso, o alvinegro da Vila só apareceu em outras duas edições da copa: em 2017, quando acabou eliminado nas quartas de final pelo Barcelona de Guayaquil e no ano seguinte, quando caiu nas oitavas para o Independiente da Argentina.

Ao todo, o Peixe chegou seis vezes às quartas e tem o aproveitamento de 50%, com três classificações e três eliminações. Já o Grêmio, nesse quesito, tem mais êxitos do que fracassos e costuma passar de fase após o placar de ida ser 1 x 1.

Esta é a 12ª vez que o tricolor gaúcho está nas quartas de final desde 1989, quando a Libertadores passou a adotar o formato atual de competição. Sendo assim, o Grêmio é o clube brasileiro que mais vezes chegou a esse patamar na copa continental e o terceiro no ranking geral, atrás somente do River Plate (17) e do Boca Juniors (16).

A mais recente foi ano passado, quando superou o Palmeiras. Nas 11 ocasiões anteriores, foram oito classificações e apenas três eliminações, sendo a última queda em 2003, diante do Independiente Medellín.

O cenário desta quarta não é novidade para o Imortal, pois em outras seis vezes o tricolor foi para o jogo de volta das quartas de final depois de ter empatado em 1 x 1 na ida. Conseguiu ir à semifinal final em quatro e foi eliminado apenas em duas delas, estas duas após a primeira partida ter sido em sua casa.

A bola rola às 19h15 na Vila Belmiro, valendo a sobrevivência de um dos brasileiros na Libertadores. O empate sem gols dá a classificação ao Santos, 1 x 1 leva a decisão aos pênaltis, qualquer igualdade por mais de um gol leva o Grêmio à semi.

Confira os detalhes da partida:

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Santos: John; Pará (Madson), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonathan; Alisson, Sandry e Jobson (Jean Mota); Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga. Técnico: Cuca
Desfalques: Diego Pituca e Luiz Felipe (suspensos), Soteldo e Vinicius Balieiro (Covid-19), Carlos Sánchez e Raniel (lesionados)
Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann (David Braz) e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan, Luiz Fernando (Pinares ou Ferreira), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho
Desfalques: Maicon (lesionado)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: Quarta-feira (16/12/2020)
Horário: 19h15
Arbitragem: Wilmar Roldan (COL)
Transmissão: Fox Sports

O post Santos x Grêmio: histórico nas quartas da Liberta pesa para o lado gaúcho apareceu primeiro em Metrópoles.