Os jogos de volta das oitavas de final da Libertadores começam nesta terça-feira (1/12). Seis times brasileiros seguem vivos na competição e com chances reais de passarem para a próxima fase. Somente Flamengo e Athletico-PR têm a vida mais complicada. Internacional e Boca Juniors ainda não fizeram o primeiro confronto.
O Metrópoles passa a cola do que cada um dos cinco clubes precisa fazer para chegar às quartas. Palmeiras e Grêmio já estão com um pé lá. O tricolor gaúcho venceu o Guaraní-PAR, fora de casa, por 2 x 0 e pode perder por até um gol de diferença para garantir a classificação. Se perder por 2 x 0 a decisão será nos pênaltis.
Já o alviverde paulista bateu o Delfín no Equador por 3 x 1 e também tem a vantagem pelos gols marcados fora de casa. Uma derrota por até 2 x 0 classifica o Porco. Caso sofra três gols ou mais, a situação fica mais difícil. A disputa será decidida nos pênaltis se o placar da ida for repetido, sendo 3 x 1 para os equatorianos.
Mais sobre o assunto
-
Conmebol decide suspender Inter x Boca após morte de Maradona
Ídolo do clube argentino morreu na tarde desta quarta-feira (25/11) após parada cardiorrespiratória
-
Libertadores: mesmo com surto de Covid-19, Palmeiras bate Delfín por 3 x 1
Alviverde não tomou conhecimento da casa do adversário e chegou a abrir 3 x 0 na partida de ida das oitavas de final
-
Grêmio joga bem fora de casa e bate o Guaraní na Libertadores
Imortal venceu por 2 x 0 e abriu grade vantagem nas oitavas de final da competição continental
-
Gabigol marca e Flamengo fica no empate com o Racing na Libertadores
Rubro-negro saiu atrás do placar, mas respondeu rápido e igualou a partida. Brasileiros jogam por um empate sem gols para avançar
A equipe de Cuca também foi bem no primeiro jogo e venceu a LDU por 2 x 1 fora de casa. Pode perder de 1 x 0 para avançar para as quartas de final e tem a vantagem do empate. A possibilidade para os pênaltis é a mesma dos outros duelos.
Regulamento à favor e contra
Flamengo e Athletico-PR fizeram o mesmo placar em seus jogos de ida (1 x 1), mas estão em situações diferentes. No caso dos cariocas, um empate por 0 x 0 carimba o passaporte para as quartas, mas para os paranaenses um jogo sem gols significa eliminação.
Esta diferença existe porque o Urubu fez o primeiro jogo fora de casa, contra o Racing, enquanto o Furacão recebeu River Plate na Arena da Baixada. O Athletico precisa vencer para avançar ou empatar por dois gols ou mais, por assim terá feito mais gols fora de casa que os argentinos.
A mesma situação dos empates preocupa o Flamengo. Um empate sem gols ou qualquer vitória do rubro-negro carioca dá a classificação ao time de Rogério Ceni. Qualquer outro resultado elimina o time ou, se ficar 1 x 1, leva a decisão para os pênaltis.
Veja os dias e horários dos jogos:
Terça-feira (1/12):
Santos x LDU, às 19h15
River Plate x Athletico-PR, às 19h15
Flamengo x Racing, às 21h30
Quarta-feira (2/12):
Palmeiras x Delfín, às 19h15
Internacional x Boca Juniors, às 21h30*
Quinta-feira (3/12):
Grêmio x Guaraní-PAR, às 21h30
*Jogo válido pela partida de ida das oitavas de final
O post Libertadores: o gabarito para os times brasileiros passarem para as quartas apareceu primeiro em Metrópoles.