Primeiro turno do Brasileirão termina com reviravoltas no topo da tabela – Brasiliensefc.com.br
primeiro-turno-do-brasileirao-termina-com-reviravoltas-no-topo-da-tabela

Primeiro turno do Brasileirão termina com reviravoltas no topo da tabela

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro termina nesta segunda-feira (2/11). A 19ª rodada da competição definirá o campeão da primeira metade do torneio. Iniciado em meio à pandemia do novo coronavírus, o que não faltaram foram surpresas, demissões de treinadores, times se destacando e outros…nem tanto.

Veja um balanço da etapa inicial do certame nacional.

Papéis trocados

A competição começou com o Vasco dando as cartas. O time carioca usou e abusou do “ramonismo”, apelido dado à torcida pelo futebol praticado sob o comando de Ramon Menezes. O Gigante liderou a competição, contando com boas fases do meia Martin Benítez e do faro de gol apurado do artilheiro Germán Cano.

Mas o ramonismo foi perdendo brilho, o Vasco emendou uma sequência de resultados ruins e o treinador acabou demitido e os cariocas encerram o primeiro turno brigando para sair da zona do rebaixamento.

Por outro lado, o Flamengo teve um início terrível de Brasileirão. O rubro-negro teve derrotas duras, como o 3 x 0 para o Atlético-GO fora de casa.  Liderados por Domènec Torrent, que chegou para substituir Jorge Jesus, os cariocas conseguiram se reabilitar no campeonato e terminam brigando pelo título do turno com Internacional e Atlético-MG.

Artilheiro inesperado

Se o primeiro turno teve um destaque individual, com certeza ele atende pelo nome de Thiago Galhardo. O meia começou o campeonato em sua posição de origem, mas com a lesão de Paolo Guerreiro, Galhardo foi efetivado como atacante no Internacional.

E a aposta de Eduardo Coudet não poderia ter sido melhor. Jogando no comando de ataque até a chegada de Abel Hernández, o agora atacante se destacou e não parou de marcar gols: já são 15 em 18 partidas. No confronto direto com o Flamengo no último fim de semana, o artilheiro deixou sua marca no empate em 2 x 2 e manteve o Inter na liderança.

Quem também se destacou foi Marinho. O atacante do Santos é o vice-artilheiro do Brasileirão, com 11 gols.

Ponta de cima

A briga pela parte mais alta da tabela agora é protagonizada por Internacional, Flamengo e Atlético-MG. O rubro-negro conseguiu evitar a derrota para o Colorado na última rodada e se manteve entre os primeiros colocados. As duas equipes dividem a liderança, com 35 pontos. Os gaúchos, no entanto, podem ficar para trás neste domingo, já que perderam para o Corinthians nesse sábado.

Logo atrás vem o Atlético-MG, com 32. Mas o Galo de Sampaoli tem um jogo a menos e pode igualar a pontuação dos líderes. O time mineiro perdeu força nas últimas rodadas e enfrenta o Palmeiras na segunda-feira.

Parte de baixo

A briga contra o rebaixamento também segue movimentada. O Vasco é o novo integrante do Z4. A zona do descenso ainda conta com Bragantino, Athletico-PR e o lanterna Goiás. O time goiano é um dos poucos que permaneceram grande parte do primeiro turno na parte de baixo da tabela.

O Bahia chegou a ocupar as últimas posições da tabela, mas respirou um pouco após a chegada de Mano Menezes. O Botafogo ronda o Z4 desde o começo da competição. Atualmente, o time carioca é o primeiro clube fora da zona. O Corinthians venceu três jogos desde a chegada de Vagner Mancini e ganhou fôlego na briga contra a Série B.

Dança das Cadeiras

A já tradicional onda de demissão de treinadores também não poderia ter ficado de fora do turno. Nas primeiras sete rodadas da Série A, seis técnicos perderam o cargo. Roger Machado deixou o Bahia após uma goleada por 5 x 3 para o Flamengo. O Vasco demitiu Ramon Menezes e trouxe o português Ricardo Sá Pinto.

Os arquirrivais paulistas proporcionaram duas mudanças de comandante. Tiago Nunes deixou o Corinthians após a derrota para o Palmeiras em plena Neo Química Arena. Vanderlei Luxemburgo ganhou sobrevida no alviverde com a vitória sobre o Timão.

Mas depois de três derrotas consecutivas, o professor foi demitido do Palmeiras. Luxemburgo não resistiu à derrota por 3 x 1 para o Coritiba no Allianz Parque. Abel Ferreira foi anunciado nessa sexta-feira (30/10) como substituto de Vanderlei. 

Confira os jogos e horários restantes da última rodada do turno do Campeonato Brasileiro:

19ª rodada

Domingo (1º/11)
16h

Flamengo x São Paulo
Sport x Athletico-PR
18h15
Santos x Bahia
20h30
Goiás x Vasco

Segunda-feira (2/11)
17h

Palmeiras x Atlético-MG
20h
Grêmio x Bragantino

O post Primeiro turno do Brasileirão termina com reviravoltas no topo da tabela apareceu primeiro em Metrópoles.