O primeiro turno do Campeonato Brasileiro termina nesta segunda-feira (2/11). A 19ª rodada da competição definirá o campeão da primeira metade do torneio. Iniciado em meio à pandemia do novo coronavírus, o que não faltaram foram surpresas, demissões de treinadores, times se destacando e outros…nem tanto.
Veja um balanço da etapa inicial do certame nacional.
Mais sobre o assunto
-
Atlético-MG falha nas finalizações e só empata com o Sport em casa
O melhor ataque do Campeonato Brasileiro parou na retranca do time pernambucano
-
Bahia vence o Atlético-MG e ajuda Flamengo e Internacional
Tricolor baiano mostrou poder de reação ao sair atrás do placar e virar o jogo. Fla e Inter dividem a liderança do Brasileirão
-
Dia do Flamenguista: astrólogo prevê “transformação profunda” no Flamengo
O astrólogo das celebridades, Ricardo Muri, vê nos astros um novembro incrível para o time rubro-negro, mas dezembro chegará com mudanças
-
Narrador da Globo sobre Pedro do Flamengo: “Melhor que o Lewandowski”
O dono da camisa 21 do Flamengo tem 17 gols marcados em 33 disputados em 2020, enquanto o polonês tem 12 bolas na rede, em 10 jogos
-
Domènec Torrent se irrita: “Não falem que o VAR beneficia o Flamengo”
O treinador do time carioca questionou a atitude da arbitragem de vídeo contra o Internacional ao não chamar o juiz para checar dois lances
Papéis trocados
A competição começou com o Vasco dando as cartas. O time carioca usou e abusou do “ramonismo”, apelido dado à torcida pelo futebol praticado sob o comando de Ramon Menezes. O Gigante liderou a competição, contando com boas fases do meia Martin Benítez e do faro de gol apurado do artilheiro Germán Cano.
Mas o ramonismo foi perdendo brilho, o Vasco emendou uma sequência de resultados ruins e o treinador acabou demitido e os cariocas encerram o primeiro turno brigando para sair da zona do rebaixamento.
Por outro lado, o Flamengo teve um início terrível de Brasileirão. O rubro-negro teve derrotas duras, como o 3 x 0 para o Atlético-GO fora de casa. Liderados por Domènec Torrent, que chegou para substituir Jorge Jesus, os cariocas conseguiram se reabilitar no campeonato e terminam brigando pelo título do turno com Internacional e Atlético-MG.
Artilheiro inesperado
Se o primeiro turno teve um destaque individual, com certeza ele atende pelo nome de Thiago Galhardo. O meia começou o campeonato em sua posição de origem, mas com a lesão de Paolo Guerreiro, Galhardo foi efetivado como atacante no Internacional.
E a aposta de Eduardo Coudet não poderia ter sido melhor. Jogando no comando de ataque até a chegada de Abel Hernández, o agora atacante se destacou e não parou de marcar gols: já são 15 em 18 partidas. No confronto direto com o Flamengo no último fim de semana, o artilheiro deixou sua marca no empate em 2 x 2 e manteve o Inter na liderança.
Quem também se destacou foi Marinho. O atacante do Santos é o vice-artilheiro do Brasileirão, com 11 gols.
Ponta de cima
A briga pela parte mais alta da tabela agora é protagonizada por Internacional, Flamengo e Atlético-MG. O rubro-negro conseguiu evitar a derrota para o Colorado na última rodada e se manteve entre os primeiros colocados. As duas equipes dividem a liderança, com 35 pontos. Os gaúchos, no entanto, podem ficar para trás neste domingo, já que perderam para o Corinthians nesse sábado.
Logo atrás vem o Atlético-MG, com 32. Mas o Galo de Sampaoli tem um jogo a menos e pode igualar a pontuação dos líderes. O time mineiro perdeu força nas últimas rodadas e enfrenta o Palmeiras na segunda-feira.
Parte de baixo
A briga contra o rebaixamento também segue movimentada. O Vasco é o novo integrante do Z4. A zona do descenso ainda conta com Bragantino, Athletico-PR e o lanterna Goiás. O time goiano é um dos poucos que permaneceram grande parte do primeiro turno na parte de baixo da tabela.
O Bahia chegou a ocupar as últimas posições da tabela, mas respirou um pouco após a chegada de Mano Menezes. O Botafogo ronda o Z4 desde o começo da competição. Atualmente, o time carioca é o primeiro clube fora da zona. O Corinthians venceu três jogos desde a chegada de Vagner Mancini e ganhou fôlego na briga contra a Série B.
Dança das Cadeiras
A já tradicional onda de demissão de treinadores também não poderia ter ficado de fora do turno. Nas primeiras sete rodadas da Série A, seis técnicos perderam o cargo. Roger Machado deixou o Bahia após uma goleada por 5 x 3 para o Flamengo. O Vasco demitiu Ramon Menezes e trouxe o português Ricardo Sá Pinto.
Os arquirrivais paulistas proporcionaram duas mudanças de comandante. Tiago Nunes deixou o Corinthians após a derrota para o Palmeiras em plena Neo Química Arena. Vanderlei Luxemburgo ganhou sobrevida no alviverde com a vitória sobre o Timão.
Mas depois de três derrotas consecutivas, o professor foi demitido do Palmeiras. Luxemburgo não resistiu à derrota por 3 x 1 para o Coritiba no Allianz Parque. Abel Ferreira foi anunciado nessa sexta-feira (30/10) como substituto de Vanderlei.
Confira os jogos e horários restantes da última rodada do turno do Campeonato Brasileiro:
19ª rodada
Domingo (1º/11)
16h
Flamengo x São Paulo
Sport x Athletico-PR
18h15
Santos x Bahia
20h30
Goiás x Vasco
Segunda-feira (2/11)
17h
Palmeiras x Atlético-MG
20h
Grêmio x Bragantino
O post Primeiro turno do Brasileirão termina com reviravoltas no topo da tabela apareceu primeiro em Metrópoles.