O Brasiliense Futebol Clube assumiu a liderança do grupo A6 ao bater o Gama por, na tarde deste sábado (21/11). No gramado da Boca do Jacaré, a equipe amarela, que estava estreando seu novo uniforme, dominou o jogo, especialmente no primeiro tempo, e foi cirúrgico nas chances que construiu. Com o resultado, os donos da casa assumem a liderança do grupo A6, com 30 pontos, e passa à frente em números de vitórias em confrontos diretos, com 22 a 21.
Os gols foram marcados por Jefferson Maranhão – que balançou a rede pela primeira vez coma camisa amarela – e Luquinhas no primeiro tempo. Zé Love fechou a conta na segunda etapa.
Para confirmar a primeira posição na chave, o Brasiliense joga a última rodada contra a Caldense, na próxima sexta-feira (27/11), no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Calda-MG.
Jacaré cirúrgico
Como já era esperado, a partida começou tensa. A rivalidade e a importância do resultado faziam com as equipes buscassem um jogo mais cauteloso, forçando as jogadas pelos lados do campo. Explorando o seu forte lado direito, o Jacaré foi quem ameaçou primeiro. Aos dois minutos, Diogo cruzou para o meio da área e Zé Love finalizou de peixinho por cima do gol.
Apostando na mesma formação tática, ambas as equipes marcavam bem, adiantando as linhas e neutralizando os ataques. A disputa por quem aplicava um jogo mais tático deixou a partida sem grandes emoções até os 20 minutos, quando Peu cobrou escanteio na cabeça de Balotelli, que também testou por cima da meta alviverde.
Aos 23’, o sistema defensivo do Gama falhou. Emerson errou a saída de bola, Luquinhas pegou a sobra, rabiscou dentro da área e bateu cruzado nas mãos de Calaça. O Gama chegou pela primeira vez aos 31’. Em jogada ensaiada na cobrança de falta, Julio Lima arriscou de fora e a bola se perdeu pelo lado esquerdo.
Após a parada técnica, o Jacaré encaixou duas descidas cirúrgicas, que resultaram em bola na rede. Aos 34’, Fernando Henrique lançou Zé Love, que só desviou de cabeça pra Jefferson Maranhão invadir a área e estufar a rede abrindo o placar. Dois minutos depois, Diogo cruzou na medida para Luquinhas pegar de primeira e acertar o ângulo esquerdo. Intervalo de jogo: 2×0 para o Brasiliense.
Comemoração do gol de Luquinhas. Foto: Igo Estrela/Metrópoles
Zé Love fecha a conta
Espelhando o bom desempenho da primeira etapa, o Jacaré voltou do intervalo tomando as ações do jogo. Aos 03’, Peu cobrou uma falta frontal e a bola saiu tirando tinta do travessão. A equipe alviverde respondeu três minutos mais tarde. Em jogada de Everton pela esquerda, a bola sobrou para Nunes, que finalizou travado com Peu.
Com oito minutos jogados, Luquinhas foi lançada em velocidade. O atacante rolou para Zotti, que cruzou para o meio da área e Zé Love se antecipou a marcação para cabecear e fazer o terceiro do Jacaré.
O Gama se lançou ao ataque após o gol e conseguiu três boas chegadas. A primeira no chute de Everton, que Fernando Henrique defendeu sem problemas aos 13 minutos. Aos 16’, Andrei Alba arriscou de fora, o arqueiro do Jacaré soltou e a defesa colocou para escanteio. Na cobrança, Andrei Alba arriscou direto e Fernando Henrique fez uma linda defesa evitando o gol olímpico.
Correndo atrás do resultado, a equipe alviverde buscava chegar ao gol, mas parava nas mãos de Fernando Henrique, que defendeu a meia bicicleta de Michel Platini aos 27 minutos e o chute de longe de Ueslei, dois minutos depois.
Administrando a vantagem, o Brasiliense esperava o erro adversário para encaixar um contra-ataque. Aos 48’, Romarinho recebeu de Rodrigo Fumaça dentro da área e bateu em cima de Calaça. Exemplar dentro de campo, placar final decretou a vitória do Jacaré por 3×0.
FICHA TÉCNICA
BRASILIENSE 3 X 0 GAMA
Campeonato Brasileiro Série D 2020 – Fase de grupos – Décima terceira rodada
21/11/2020, 16h, Boca do Jacaré – Taguatinga, Distrito Federal
Árbitro: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho-RJ
A1: Leila Moreira-DF
A2: Lucas Modesto-DF
4º árbitro: Marcello Rudá-DF
BRASILIENSE
Fernando Henrique; Diogo, Keynan (Iago), Breno Calixto e Peu; Bruno Lima, W. Balotelli e Zotti (Romário); Luquinhas (Romarinho), Zé Love (Mariano) e Jefferson Maranhão (Rodrigo Fumaça)
Técnico: Edson Souza
Gols: Jefferson Maranhão (34’ 1T), Luquinhas (36’ 1T) e Zé Love (08’ 2T)
Cartões amarelos: Romarinho
GAMA
Rodrigo Calaça; Gabriel, Gustavo Henrique, Emerson e Julio Lima; Wallace (Romário), Andrei Alba (Ueslei) e Esquerdinha (Michel Platini); Everton (Norton), David Souza e Nunes
Técnico: Vilson Tadei
Cartões amarelos: Julio Lima, Emerson, Romário e Nunes
André Gomes/Brasiliense FC