Sai o interino, vem o gringo: times do Brasil mudam perfil de treinador – Brasiliensefc.com.br
sai-o-interino-vem-o-gringo-times-do-brasil-mudam-perfil-de-treinador

Sai o interino, vem o gringo: times do Brasil mudam perfil de treinador

A impressionante e vitoriosa passagem de Jorge Jesus parece ter ajudado a alterar a mentalidade de uma parte dos clubes do Brasil na hora de escolher o treinador. A novela do Palmeiras para fechar com um técnico estrangeiro reforça que alguns clubes do país já começam a olhar com mais atenção para o mercado de treinadores que atuam fora do cenário nacional.

Se antes os clubes optavam pela manutenção do treinador interino, hoje os comandantes gringos caíram nas graças dos cartolas brasileiros. Graças a Jesus.

A escola do Mister

Se os treinadores estrangeiros ganharam um espaço considerável no mercado brasileiro, tudo isso se deve ao trabalho de Jorge Jesus no Flamengo. O português chegou sem muita pompa no segundo semestre de 2019 e pode ter revolucionado a forma de se ver  e fazer futebol no Brasil.

Fato curioso é que o Flamengo já viveu os dois lados da moeda: antes do título de 2019, o último caneco do Campeonato Brasileiro levantado pelo rubro-negro foi com Andrade. O interino comandou nomes como Petkovic e Adriano rumo ao troféu do Brasileirão de 2009.

O trabalho recente de Jorge Jesus contribuiu consideravelmente para a mudança de pensamento de algumas equipes. O Atlético-MG tentou com Rafael Dudamel no início de 2020, mas a escolha não deu liga. Ainda assim, o Galo manteve a mentalidade de manter um técnico estrangeiro e fechou com Jorge Sampaoli, que não acertou com o Palmeiras depois de encerrar trabalho no Santos.

O time mineiro perdeu a liderança do Brasileirão para Flamengo e Inter, mas já colhe os frutos de ter acertado com o argentino: o Atlético pratica um futebol agressivo, de pressão e sufoco no adversário, embora ainda esbarre na limitação técnica do elenco.

Vasco e Palmeiras

O Vasco também entrou na moda. Depois de um bom começo de trabalho com Ramon Menezes, mas que acabou não dando certo, o time carioca não manteve um treinador interino e acertou com um compatriota de Jorge Jesus. Ricardo Sá Pinto foi a aposta estrangeira do cruzmaltino. Mas o gajo terá muito trabalho a frente do Gigante da colina. Logo na estreia do português, o Vasco foi derrotado em São Januário pelo Corinthians. 

O Palmeiras está determinado a mudar seu estilo de jogo e o time paulista segue focado em trazer um treinador estrangeiro. Depois de conversar com o espanhol Miguel Ángel Ramirez e sondar Gabriel Heinze e Sebastian Beccacece, o alviverde agora foca no português Abel Ferreira. 

O time não deve efetivar Andrey Lopes no comando da equipe e negocia com o algoz do Benfica de Jorge Jesus na Champions League.

Tudo indica que os cartolas palmeirenses enfim acordaram para a nova realidade no futebol brasileiro, depois de insistir em nomes como Felipão, Mano Menezes e, por último, Vanderlei Luxemburgo.

O post Sai o interino, vem o gringo: times do Brasil mudam perfil de treinador apareceu primeiro em Metrópoles.