Quem é Ricardo Sá Pinto, o novo treinador do Vasco? – Brasiliensefc.com.br
quem-e-ricardo-sa-pinto-o-novo-treinador-do-vasco

Quem é Ricardo Sá Pinto, o novo treinador do Vasco?

Ricardo Sá Pinto, 48 anos, fechou acordo com o Vasco para assumir o cargo de treinador. O posto está livre desde a demissão de Ramon Menézes na última quinta-feira (8/10). Agora, o Gigante da Colina buscou um estrangeiro, que foi anunciado nesta quarta (14/10).

O português começou sua carreira no futebol como atacante, função que exerceu profissionalmente por 15 anos, passando pelo Sporting, Real Sociedad e Standard Liège, da Bélgica. Durante sua trajetória, conquistou uma Liga Portuguesa, duas Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira. Serviu, também, à seleção portuguesa, pela qual disputou duas Eurocopas, de 1996 e 2000.


0

Antes mesmo de começar a atuar como técnico, Ricardo teve suas primeiras experiências à beira do campo como auxiliar técnico de Manuel Fernandes e Pedro Caixinha, treinadores do União Desportiva de Leiria nas temporadas de 2009/10 e 2010/11, respectivamente. Em 2011/12, assumiu o time Sub-19 do Sporting e venceu 20 jogos de 24 disputados, segundo o portal oGol.

Ainda na mesma temporada, acabou ocupando o cargo no time principal. Fez o time ser vice-campeão da Taça de Portugal e ir aos play-offs da Liga Europa. Depois passou um período na Sérvia, à frente do Estrela Vermelha; na Grécia, no comando do OFI e do Atromitos; voltou a Portugal para treinar o Belenenses; foi à Bélgica para liderar o Standard Liège; para a Polônia, à frente do Legia Warszawa; e, por fim, seu último clube, o Braga, que ele deixou em dezembro de 2019.

Mestre dos mata-matas

Durante seus nove anos como treinador de times profissionais, Ricardo coleciona duas taças e o histórico mostra que seu desempenho é melhor em competições mata-mata. Seu primeiro título foi a Taça da Bélgica, conquistada à frente do Standard Liége, em 2017/18. O segundo foi a Taça da Liga Portuguesa pelo Braga, em 2019/20.

O retrospecto em ligas de pontos corridos é otimista, porém ficou no “quase” em todas as competições nacionais que disputou. A melhor campanha ocorreu na temporada de 2018/19 à frente do Legia Warszawa, na Liga Polonesa. Na ocasião, terminou em 2º lugar, empatado em pontos com o líder, porém com três gols a menos no saldo de gols.

Semelhança com Jesus

A imprensa indica que, apesar de nunca ter trabalhado com Jorge Jesus, Ricardo tem o estilo parecido com o ex-treinador do Flamengo. Além do corte de cabelo, mais longo, Sá Pinto é “brigador” e conhecido por participar bastante à beira do campo, assim como o comandante do Benfica, segundo o Globoesporte.com.

O português deve assinar contrato com o Vasco para até o fim do Brasileirão nesta quarta, mas só chega no Rio de Janeiro na quinta (15/10). Ricardo saiu da Grécia, onde negociava com o Panathinaikos, e partiu para Lisboa para acertar com o cruzmaltino.

A estreia do treinador à frente do Gigante da Colina pode ser no próximo domingo (18/10), contra o Internacional, no Beira-Rio, às 18h15. Mas, o mais provável é que, por questões legais, ele só irá comandar a equipe contra o Corinthians, em São Januário, no dia 21. O Vasco soma 18 pontos em 14 jogos disputados no Brasileirão. São cinco vitórias, três empates e seis derrotas.

O post Quem é Ricardo Sá Pinto, o novo treinador do Vasco? apareceu primeiro em Metrópoles.