Estudo confirma: Seleção Brasileira continua imbatível…nas redes sociais

A FIFA divulgou nessa quinta (22/10) o ranking atualizado de seleções. Em primeiro lugar, a Bélgica (1.765 pontos), seguida da atual campeã mundial, a França (1.752). O Brasil, pentacampeão mundial, só aparece em 3º lugar (1.725 pontos).

Apesar de no ranking da FIFA a Seleção Brasileira ter perdido muito do domínio de outros tempos e ter visto outras equipes desenvolverem grandes estrelas do futebol mundial e conquistar títulos, existe um lugar em que a Canarinho ainda ganha de goleada de qualquer adversário: as redes sociais. Pelo menos é isso que indica estudo feito pelo IBOPE Repucom.

De acordo com a pesquisa, entre as 50 seleções que já participaram de Copas do Mundo, a Brasileira é a que tem mais seguidores juntando Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Tik Tok. O estudo ainda destaca que o Brasil, junto de Portugal, Inglaterra, França e Indonésia foram os selecionados que mais cresceram desde julho de 2019, data da última divulgação, acrescentando, juntas, 8,7 milhões de seguidores. O desempenho destas cinco seleções corresponde a 50% dos mais de 17,3 milhões de inscritos entre todas as seleções analisadas.

Portugal, aliás, demonstra um bom desempenho dentro e fora dos gramados. A seleção campeã da UEFA Nations League teve 2,5 milhões de novos inscritos, aumentando em 28% sua base digital. A concentração de 84% dos novos seguidores aconteceu no Instagram, onde reina o seu maior ídolo, Cristiano Ronaldo, cujo perfil é o mais seguido de toda a rede (mais de 241 milhões de seguidores). Além de CR7, a seleção portuguesa conta com craques jovens que atuam em algumas das principais ligas do mundo. Entre eles, Diogo Jota, do Liverpool, Bernardo Silva, do Manchester City e a sensação João Felix, do Atlético de Madrid.

Outros destaques europeus ficaram por conta da Inglaterra, com 1,9 milhão de novos inscritos, sendo 45% via Instagram e 421 mil no TikTok; e da França, que vem crescendo após o bicampeonato mundial de 2018 e ascensão de nomes como Griezmann, Mbappé e Pogba, registrando um aumento de 61% em sua base digital desde maio de 2018.

A grande surpresa fica por conta do México, segundo lugar na lista, com 21.448.026 seguidores (confira a lista completa abaixo). Apesar da ausência de conquistas relevantes — uma Copa das Confederações em 1999 e um ouro olímpico em 2012 –, o futebol é o esporte mais popular do país de 126,2 milhões de habitantes, e conta com ídolos que já tiveram participações relevantes no futebol europeu. É o caso de Javier “Chicharito” Hernández, maior artilheiro da seleção, com passagens por Real Madrid e Manchester United, e Raul Jimenez, jogador do Wolverhampton.

Apesar de modesto, o clube tem três milhões de seguidores pelo mundo e 1 milhão desses vêm do México, muito em parte devido à presença de Jimenez.

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira registrou 1,5 milhão de novos seguidores entre suas plataformas oficiais, com 83% de seu crescimento proveniente do Instagram. O Brasil possui a segunda maior conta entre seleções na plataforma, atrás apenas da França. Destaque também para o desempenho da CBF TV no YouTube, que cresceu 42% e ultrapassou a barreira de 1 milhão de inscritos.

Confira a lista completa abaixo:

O post Estudo confirma: Seleção Brasileira continua imbatível…nas redes sociais apareceu primeiro em Metrópoles.