O pontapé inicial da Liga dos Campeões 2020/21 será nesta terça-feira (20/10) com seis jogos da primeira rodada da fase de grupos. Esta edição conta com quatro clubes estreantes e três deles farão seus primeiros jogos neste dia de abertura da competição.
Midtjylland
Krasnodar
Rennes
Basaksehir
0
Para os amantes da Champions já começarem a se familiarizar com os novos participantes, o Metrópoles apresenta o Midtjylland, o Krasnodar, o Rennes e o Istanbul Basaksehir. Saiba em quais grupos estão, contra quem estreiam, o que fizeram para chegar à Liga e os brasileiros que fazem parte dos elencos.
Midtjylland
O Midtjylland da Dinamarca está no Grupo D junto de Liverpool, Ajax e Atalanta. O primeiro jogo será contra os italianos nesta quarta-feira (21/10), às 16h, em casa.
Para chegar à fase qualificatória da Champions, os Lobos, como são chamados, foram os campeões da Superliga Dinamarquesa. Se classificaram para a fase de grupos de forma invicta, com três vitórias e um empate. Venceram o Ludogorets Razgrad da Bulgária, o Young Boys da Suíça e nos play-offs, com o Slavia Praga, empataram na ida, fora de casa, mas triunfaram na volta.
O treinador dinamarquês Bryan Priske tem Ronnie Schwartz, que marcou 18 gols na campanha vitoriosa de 2019/20, como seu principal goleador. Além dele, outros destaques são Pione Sisto, convocado para a seleção da Dinamarca, e Mikael Anderson, da equipe nacional da Islândia. Priske também conta com três brasileiros no elenco: o lateral Paulinho, o meia Evander e o atacante Júnior Brumado.
Paulinho tem 25 anos, é de São Paulo e foi revelado pelo Santo André em 2015. Antes de ser transferido ao Midtjylland, defendeu o Bahia. Evander, 22 anos, é carioca, cria das categorias de base do Vasco, revelado em 2016 e vendido em 2018 ao time da Dinarmarca.
Júnior Brumado, o mais jovem do trio, de 21 anos, é de Brumado na Bahia, e foi formado pelo Tricolor de Aço. Estreou como profissional em 2017 e foi vendido em 2018 ao Midtjylland.
Krasnodar
O Krasnodar da Rússia está no Grupo E ao lado de Chelsea, Rennes, e o Sevilla. O primeiro jogo na Champions será justamente contra o outro debutante do grupo, o Rennes, nesta terça, às 16h, fora de casa.
Para chega até a fase de grupos, primeiro eles terminaram o Campeonato Russo em 3º colocado, o que deu ao time lugar na fase qualificatória, direto para os play-offs. Foram jogos de ida e volta contra o PAOK da Grécia e duas vitórias por 2 x 1.
O atacante da seleção sueca Marcus Berg e o francês Rémy Cabella são os principais jogadores do time de Murad Musaev, treinador da equipe, além de três jogadores que servem ao time nacional da Rússia: Safonov, Petrov e Gazinskiy. Dois brasileiros compõem o elenco: Wanderson Maciel e Kaio Pantaleão.
Mais sobre o assunto
-
Champions: confira a composição dos oito grupos da temporada 2020/21
A largada da fase de grupos será dada no dia 20 de outubro com a primeira rodada. Veja quais times estão no “grupo da morte”
-
Messi x CR7 na Champions: saiba quem tem vantagem no duelo pela Liga
A última vez que os dois estiveram frente à frente dentro de campo foi no El Clássico de 6 de maio de 2018, pela 36ª rodada da La Liga
Wanderson tem 26 anos, é natural de São Luís (MA), com dupla nacionalidade belga, atua como meia e nunca jogou no futebol brasileiro. Se formou nas categorias de base do Ajax e Germinal Beerschot da Bélgica, pelo qual foi revelado profissionalmente. Passou pelo Lierse, também belga, pelo Getafe, RB Salzburg e está no Krasnodar desde 2017/18.
Já o zagueiro Kaio, 25 anos, é de Araraquara (SP), foi formado e revelado pelo Ferroviária, vendido ao Santa Clara de Portugal em 2018/19 e está no clube russo desde 2019/20.
Rennes
O Rennes da França conquistou vaga direta para a fase de grupos ao terminar o Campeonato Francês em 3º e contar com a ajuda do PSG, que conquistou a liga nacional e a Copa da França, ambos títulos que dão acesso à fase de grupos da Champions. Assim, abriu mais uma vaga, preenchida pelo Rennes.
Nzonzi e Camavinga, da seleção francesa, estão no elenco do treinador Julien Stéphan, além do artilheiro senegalês M’Baye Niang, se destacam na equipe o goleiro de Senegal na Copa de 2018, Gomis; o zagueiro Rugani, ex-Juventus, e o parceiro de ataque de Lukaku na Bélgica, o jovem Jérémy Doku.
O único brasileiro na equipe é o carioca de Barra Mansa, Dalbert, 27 anos. Formado nas categorias do Barra Mansa e do Fluminense, o lateral começou profissionalmente no Académico de Viseu de Portugal, passou pelo Nice, pela Inter de Milão e pela Fiorentina. Esta é sua primeira temporada pelo Rennes.
Istanbul Basaksehir
O Istanbul Basaksehir da Turquia compõe o Grupo H com o Paris Saint-Germain, Manchester City e RB Leipzig. O primeiro jogo do time será nesta terça, diante dos alemães, às 16h, fora de casa.
Eles foram os grandes campeões da Liga Turca e conquistaram pela primeira vez na história do clube a vaga na Liga dos Campeões. O experiente atacante senegalês Demba Ba foi o artilheiro do time na campanha vitoriosa com 13 gols, junto do bósnio Edin Visca, que atua como ponta. A dupla e o francês Enzo Crivelli são os destaques do time.
A representação do Brasil no Basaksehir fica por conta dos laterais Rafael da Silva e Júnior Caiçara, e do meia Giuliano, ex-Grêmio. Rafael é cria da base do Fluminense e do Manchester United, onde começou como profissional e passou sete anos de sua carreira. Em 2015/16, foi vendido ao Lyon e acaba de ser contratado pelo clube turco.
Júnior Caiçara, de 31 anos, começou no Santo André e passou pelo CSA e pelo América-SP, antes de ir para o futebol português, para o Gil Vicente. Em 2012/13 foi vendido para o Ludogorets Razgrad da Bulgária, onde ficou por três anos. Defendeu o Shalke 04 em 2015/16 e está no Basaksehir desde 2016/17.
O ex-jogador do Grêmio, Giuliano, está com 30 anos, e também acaba de se transferir para o Basaksehir. Antes, ele estava no Al Nassr da Arábia Saudita.
O post Esquenta da Champions: conheça os debutantes da temporada 2020/21 apareceu primeiro em Metrópoles.