La Liga: tudo que você precisa saber sobre o Campeonato Espanhol – Brasiliensefc.com.br
la-liga-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-campeonato-espanhol

La Liga: tudo que você precisa saber sobre o Campeonato Espanhol

A La Liga terá seu pontapé inicial neste sábado (12/9). O campeonato ia começar na sexta-feira (11/9), mas um juiz da federação espanhol determinou que não podem ocorrer partidas às sextas ou segunda. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a temporada terminou mais tarde, em 19 de julho, e a de 2020/21 começa com atraso também, com o encerramento previsto para 23 de maio de 2021.

Como funciona?

O Campeonato Espanhol é disputado no formato de pontos corridos. O clube que somar mais pontos após as 38 rodadas conquista o título espanhol. As equipes que terminarem o campeonato entre os quatro primeiros colocados se classificam para a fase de grupos da Liga dos Campeões e os que ficarem em 5º e 6º se garantem na Liga Europa. Já os que acabarem a competição entre os quatro últimos da tabela caem para a segunda divisão espanhola.

Quais times disputam?
  • Alavés
  • Athletic Bilbao
  • Atlético de Madrid
  • Barcelona
  • Betis
  • Cádiz
  • Celta
  • Eibar
  • Elche
  • Getafe
  • Granada
  • Huesca
  • Levante
  • Osasuna
  • Real Madrid
  • Real Sociedad
  • Sevilla
  • Valencia
  • Valladolid
  • Villarreal
Quem são os favoritos?

Real Madrid, Atlético de Madrid e Sevilla são os principais favoritos ao título. O Real é o atual campeão e manteve elenco e técnico da temporada passada; o Atlético tem como tradição brigar sempre pelo lugar mais alto da tabela; e o Sevilla é o atual campeão da Liga Europa, investiu em contratações e está forte para lutar pela taça.

Palpite do Metrópoles

Pela lógica, o Real Madrid é o principal cotado para erguer o troféu ao fim da temporada. O Barcelona, que naturalmente seria seu adversário direto na briga, será um coringa em 2020/21. O maior adversário do clube catalão será ele mesmo. Dentro de campo, os jogadores precisarão esquecer os problemas internos da instituição e jogar bola. Por isso, a campanha do Barça ao comando de Ronald Koeman é uma incógnita e só o tempo dirá o que esperar da equipe.

O Sevilla foi bem na edição anterior e o triunfo na Liga Europa, além dos reforços contratados, devem dar um gás a mais para o time. Eles só venceram a liga nacional uma vez, em 1945/46, e costumam ficar entre os primeiros. Talvez este ano seja o do esquadrão do treinador Julen Lopetegui.

A última equipe a interromper a hegemonia de Real e Barça, o Atlético de Madrid, também é sempre um forte candidato a terminar a La Liga em primeiro colocado. Eles também mantiveram Diego Simeone à frente do time e ainda conseguiram comprar em definitivo grandes nomes, como Morata e Carrasco.

Maiores campeões

O Real Madrid está no topo da Espanha e a supremacia dos Galáticos já acumula 34 canecos da La Liga. Logo atrás está o rival Barcelona com 26 títulos, sendo o último conquistado na temporada 2018/19. Correndo por fora, estão o Atlético de Madrid, que soma 10 troféus, e o Valencia com seis.

Os brasileiros

A Liga Espanhola tem 19 brasileiros em seus 20 times. O elenco que conta com mais atletas do Brasil é o do Real Madrid de Zinedine Zidane, com Militão, Marcelo, Casemiro, Vinicius Jr. e Rodrygo. O Barcelona, com Neto, Philippe Coutinho e Matheus Fernandes, recém-comprado do Palmeiras, tem três.


0

Deyverson, também ex-Porco, e Rodrigo Ely, que começou nas categorias de base de Grêmio, integram o time do Alavés. O Sevilla tem o zagueiro Diego Carlos, autor do gol do título da equipe na Liga Europa, e o volante Fernando, revelado pelo Vila Nova de Goiânia.

O Atlético de Madrid tem o zagueiro Felipe, ex-Corinthians, e o lateral Renan Lodi, antigo jogador do Athletico-PR. Emerson Júnior, ex-Ponte Preta e Atlético-MG, veste as cores do Betis ao lado de Sidnei, experiente zagueiro de 31 anos, que começou a carreira no Internacional.

Os atacantes Kenedy, emprestado pelo Chelsea e ex-Fluminense, e Willian José defendem o Granada e o Real Sociedad, respectivamente. Por fim, o Valencia conta com o zagueiro Gabriel Paulista, ex-Arsenal, revelado pelo Vitória.

As novidades

Muitos clubes trocaram peças entre si, como o Sevilla, que comprou o croata Ivan Rakitic do Barcelona; o Villarreal tirou o Coquelin do Valencia e Kubo, que pertence ao Real Madrid, do Mallorca; e o Granada, que agora conta com o brasileiro Kenedy, jogador do Chelsea, que estava no Getafe.

Porém, grande nomes vieram de fora da Espanha. Foi o caso de Miralem Pjanic, que trocou a Juventus pelo Barça, e David Silva, ex-Manchester City, que agora defenderá o Real Sociedad. Álvaro Negredo, espanhol ex-Sevilla, City, Besiktas e Al-Nasrs, volta a disputar a La Liga, agora pelo Cadiz.

 

Onde assistir?

A confirmação de que a ESPN e a Fox Sports serão responsáveis pela transmissão da La Liga no Brasil saiu apenas nesta sexta-feira (11/9). Até então, não se sabia onde iriam passar os jogos, pois o contrato dos canais havia sido encerrado ao fim da temporada 2019/20.

Os destaques da primeira rodada vão para o duelo entre Valladolid x Real Sociedad, no domingo (13/9), às 11h, e Valencia x Levante, às 16h.

Barcelona, Real Madrid, que jogaria contra o Getafe, e Atlético de Madrid, que enfrentaria o Sevilla, ainda não estreiam nesta primeira rodada. Os times jogaram até mais tarde na temporada — na Champions, Liga Europa e na briga pelo acesso à elite espanhola — e ganharam mais dias de folga.

Com isso, o Real estreia só no próximo dia 20 (domingo), às 16h, contra o Real Sociedad, no estádio Anoeta. Uma semana depois, dia 27, o Barça recebe o Villarreal, no Camp Nou, em partida válida já pela 3ª rodada. No mesmo dia, o Sevilla visita o Cádiz e o Atlético de Madrid enfrenta o Granada, no Metropolitano.

O post La Liga: tudo que você precisa saber sobre o Campeonato Espanhol apareceu primeiro em Metrópoles.