Assim como aconteceu na última vez que se encontraram, há pouco mais de um mês pela Copa do Nordeste, o Ceará levou a melhor sobre o Fortaleza, nesta quarta-feira, e venceu por 1 x 0, na Arena Castelão. O clássico foi válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
A terceira vitória seguida faz o Ceará chegar aos 10 pontos, deixando para trás o próprio Fortaleza, que voltou a perder depois de quatro jogos e estacionou nos oito pontos.
O começo do clássico foi de estudos. O Fortaleza tinha mais posse de bola, mas encontrava dificuldades para escapar da forte marcação do Ceará, que estava armado para sair em velocidade. A primeira grande chance foi criada pelo time alvinegro.
A zaga tricolor afastou mal e a bola sobrou para Fernando Sobral, que dominou e chutou com perigo por cima do travessão. Aos poucos, o Ceará foi conseguindo equilibrar as ações, mas quase viu o Fortaleza abrir o placar aos 30 minutos. Yuri César bateu cruzado e David, com o gol aberto, pegou torto. A bola ainda acertou em Samuel Xavier e quase entrou.
Quando parecia que o primeiro tempo terminaria empatado, o Ceará abriu o placar aos 43 minutos. Charles evitou a saída de bola com um cruzamento preciso para Vinícius, que se antecipou ao goleiro Felipe Alves e desviou para o gol. Os jogadores do Fortaleza pediram falta em Paulão na origem do lance, mas nada foi marcado.
Mais sobre o assunto
-
Fluminense começa bem, mas tropeça diante do lanterna Atlético-GO
Tricolor teve um jogador expulso e cedeu a igualdade para o Atlético-GO no Maracanã
-
Com gol nos acréscimos, Corinthians vence o Goiás por 2 x 1
Timão apresentou mais toque de bola e conseguiu os três pontos com gols de Fábio Sanches (contra) e Danilo Avelar; Vinícius descontou
O Fortaleza voltou para o segundo tempo sem mudanças, mas com outra postura. Em menos de dez minutos criou mais chances do que todo o primeiro tempo. Faltava, porém, acertar a pontaria. No contra-ataque, o Ceará chegou com perigo. Samuel Xavier soltou a bomba e Felipe Alves espalmou.
Aos 26, Yuri César rolou e Juninho bateu de primeira pela linha de fundo. O Fortaleza rondava a área do Ceará, mas não conseguia finalizar. E quase que o time alvinegro amplia novamente com Vinícius. Dessa vez, Felipe Alves mandou para escanteio.
Nos minutos finais, o Fortaleza foi com tudo para cima – terminou com cinco atacantes. O Ceará, porém, conseguiu segurar a bola no campo ofensivo até o apito final do árbitro.
Os dois rivais voltam a campo no sábado, pela oitava rodada. O Ceará recebe o Santos, às 21 horas, no Castelão, e o Fortaleza vai até o Rio enfrentar o Flamengo, às 17 horas, no Maracanã.
Ficha técnica
Ceará 1 x 0 Fortaleza
Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago (Gabriel Lacerda), Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles, William Oliveira (Fabinho) e Vinícius (Felipe Baxola); Fernando Sobral, Leandro Carvalho (Matheus Gonçalves) e Cléber (Rafael Sóbis). Técnico: Guto Ferreira.
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Quintero (Fragapane) e Bruno Melo; Felipe, Juninho (Tiago Orobó) e Romarinho; David (Osvaldo), Wellington Paulista e Yuri César (Mariano Vázquez). Técnico: Rogério Ceni.
Gol: Vinícius, aos 43 minutos do primeiro tempo
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Charles e Vinícius (Ceará); Mariano Vázquez e Felipe (Fortaleza)
Renda e público: jogo disputado com portões fechados.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
O post Ceará volta a derrotar o Fortaleza e se aproxima dos líderes do Brasileiro apareceu primeiro em Metrópoles.