O Brasiliense Futebol Clube estreio com o pé direito na fase de grupos da Série D. Na tarde deste domingo (20/09), o esquadrão amarelo bateu a Caldense-MG por 3×1, no Mané Garrincha, e garantiu os primeiro três pontos na competição. Os tentos do Jacaré foram marcados por Romarinho e Douglas, que balançou a rede duas vezes. Filipe descontou para a equipe mineira.
O jacaré volta a campo para o próximo jogo na Série D no sábado (26/09), contra o Gama, no estádio Bezerrão.
Primeiro tempo
Caldense teve apenas dois jogadores no banco de reservas, pois seis atletas foram cortados por terem testado positivo para a covid-19.
O Brasiliense soube aproveitar as vantagens e impôs pressão desde o apito inicial. Com apenas dois minutos, o esquadrão amarelo sua primeira chance clara de gol. Romarinho pressionou a saída do goleiro Alysson, que se atrapalhou e entregou a bola nos pés de Jefferson Maranhão. O camisa 11 do Jacaré não pegou bem e o chute saiu por cima do gol.
Passada a chance desperdiçada pelo Jacaré, o jogo seguiu sem grandes emoções. As equipes chegavam ao ataque, mas não ofereciam perigo aos goleiros. O primeiro chute a gol da Caldense só aconteceu aos 21 minutos. Franklin arriscou de longe, mas o chute saiu fraco e Fernando Henrique defendeu sem dificuldades.
Sem conseguir furar a marcação, a Caldense se apoiava nos chutes de longa distância. Aos 34’, Lucas Silva arriscou pela direita, mas a bola saiu rasteirinha pela linha de fundo. Dois minutos depois, o Jacaré respondeu. Fernandinho cruzou para o meio da área e Romarinho tocou de cabeça para fora.
Aos 37’, Romarinho lançou Sandy pelo lado esquerdo. O volante do Jacaré, jogando improvisado na lateral direita, saiu de trás da marcação e bateu de primeira. A bola balançou a rede pelo lado de fora.
No momento em que o Jacaré também fez uso do chute de longe, a bola balançou a rede. Aos 40’, Romarinho recebeu pelo meio, clareou o lance, soltou o pé e contou com um desvio na defesa para abrir o placar.
Brilha a estrela de Douglas
A segunda etapa não poderia ter começado melhor para o Jacaré. Com um minuto, Bruno Lima chutou para o gol e o zagueiro Filipe usou a mão para desviar a trajetória da bola. Pênalti marcado pelo árbitro Tiago Gonzaga. No minuto seguinte, Douglas bateu com categoria e aumentou a vantagem. 2×0 para o Brasiliense.
Aos 11’, a trave evitou o terceiro gol do Jacaré. Romarinho recebeu pela esquerda, ajeitou e bateu colocado. A bola explodiu na trave. Três minutos depois, a rede balançou. Douglas pegou a sobra de bola e bateu de chapa no cantinho.
Aos 30’, o zagueiro Rodrigo derrubou Luis Henrique dentro da área a o árbitro marcou a penalidade. Filipe foi para a cobrança e anotou o tento solitário da equipe mineira.
O Brasiliense administrava bem a vantagem e se resguardava para não correr riscos desnecessários na defesa. A Caldense tentava se lançar ao ataque, mas sem organização. Aos 43’, Nathan cobrou falta pela esquerda, a bola desviou na barreira, facilitando a defesa de Fernando Henrique. O Jacaré respondeu no minuto seguinte, no chute de fora de Marcos Aurélio, que parou nas mãos de Alysson, decretando o fim das emoções do jogo.
FICHA TÉCNICA
BRASILIENSE 3 X 1 CALDENSE
Campeonato Brasileiro Série D 2020 – Fase de grupos – Primeira rodada
20/09/2020, 15h, Mané Garrincha – Brasília, Distrito Federal
Árbitro: Tiago de Alencar Gonzaga-MS
A1: Kleber Alves Ribeiro-DF
A2: Renato Gomes Tolentino-DF
4º árbitro: Marcelo Rudá-DF
BRASILIENSE
Fernando Henrique; Sandy (David Manteiga), Badhuga, Rodrigo e Fernandinho; Bruno Lima, W. Balotelli e Douglas (Marcos Aurélio); Luquinhas (Fabinho), Romarinho (Peninha) e Jefferson Maranhão (Renatinho)
Técnico: Edson Souza
Gols: Romarinho (40’ 1T) e Douglas (2’ 2T e 14’ 2T)
Cartões amarelos: Rodrigo
CALDENSE
Alysson; Filipe, Guilherme Martins, Lucas Mufalo, Moaris e Verrone; Lucas Silva, Franklin e Léo Rafael (Carlos), Luis Henrique e Nathan
Técnico: Vhecycius Zarpelão
Gols: Filipe (32’ 2T)
Cartões amarelos: Filipe
André Gomes/Brasiliense FC