Tradição do Leste Europeu: Atletico x Leipzig terá goleiros protagonistas

O Leste Europeu sempre manteve certa fama por produzir alguns dos melhores goleiros do mundo. Ter Lev Yashin como estandarte principal contribui bastante a essa história, mas outros tantos craques da posição também despontaram na região. A lista é extensa e inclui nomes como Frantisek Planicka, Vladimir Beara, Gyula Grosics, Jan Tomaszewski, Ivo Viktor, Helmuth Duckadam, Rinat Dasaev, Petr Cech e ainda outros que se tornaram referências sob as traves.

O leste segue com sua forte escola na formação de arqueiros e todas as grandes ligas da Europa Ocidental possuem ótimos camisas 1 que saíram do lado Oriental. Dois deles se enfrentam nesta quinta-feira (13/8) de Champions. Jan Oblak e Péter Gulácsi não estão necessariamente no mesmo nível, com o esloveno na prateleira mais alta de goleiros na atualidade. Ainda assim, são dois protagonistas em Atlético de Madrid e RB Leipzig, que tendem a ser decisivos em Lisboa.

Que Diego Simeone tenha formado uma das melhores defesas do planeta ao longo de seus quase nove anos à frente do Atlético, contar com bons goleiros seria uma constante em Madri. E nenhum de seus antecessores, apesar da badalação, atingiram a excelência de Oblak com os colchoneros. David de Gea e Thibaut Courtois ficaram períodos mais curtos no Atleti, seja pelo valor que o primeiro adquiriu, seja pelo empréstimo do segundo. Oblak veio para fazer a torcida esquecer os dois, por mais espetaculares que tenham sido, e para viver seu auge na equipe. Lembrar do esloveno apenas pela decisão de Champions em que ele não pegou pênaltis é ter memória curta à quantidade de serviços prestados desde então. Muitas vezes a fase dos rojiblancos só se sustentou pela quantidade de milagres operados pelo camisa 13.

Confira a matéria completa no site do Trivela, parceiro do Metrópoles.

O post Tradição do Leste Europeu: Atletico x Leipzig terá goleiros protagonistas apareceu primeiro em Metrópoles.