As semifinais da atual edição da Liga dos Campeões tem quatro times representando dois países e, coincidentemente, esses países são os que conquistaram as últimas Copas do Mundo: Alemanha e França. RB Leipzig x Paris Saint-Germain se enfrentam nesta terça-feira (18/8), às 16h, e Lyon x Bayern de Munique decidem o outro finalista na quarta (19/8), na mesma hora.
Juntos, Bayern e PSG têm 10 campeões mundiais em seus elencos. Quatro deles estiveram na campanha alemã de 2014, no Brasil: Neuer, Boateng e Muller dos bávaros, e Draxler, que defende o time de Paris. E o restante ajudou a França na conquista do mundo em 2018: Pavard, Hernández e Tolisso do Bayern, e Mbappé, Aréola — estava emprestado ao Real Madrid, mas pertence aos franceses — e Kimpembe do PSG.
Neuer Alemanha 2014
Boateng e Muller
Draxler e Schweinsteiger Alemanha
Mbappé França
Pavard França
0
Apesar de não terem nenhum atleta que já ergueu a taça da Copa do Mundo, Leipzig e Lyon também têm jogadores de seleções. Os alemães, por exemplo, contam com Gulácsi, goleiro da Hungria, que jogou a Eurocopa de 2016; Klostermann, vice-campeão olímpico pela Alemanha em 2016; Poulsen, que defendeu a Dinamarca na Copa de 2018; e Forsberg, convocado pela Suécia. O goleiro reserva Mvogo da Suíça e Sabitzer da Áustria também ajudaram seus países na Copa da Rússia e Eurocopa da França, respectivamente.
Já o Lyon conta com o campeão da Eurocopa, o guardião português Anthony Lopes; Depay, que jogou a Copa de 2014 pela Holanda; o goleiro reserva Tatarusanu da Romênia, que disputou a Euro de 2016, assim como Denayer, que defendeu a Bélgica.
Histórico a favor dos franceses
Desde a edição de 2013/14 da Liga dos Campeões, que antecedeu a Copa no Brasil, times franceses e alemães sempre chegam pelo menos até as oitavas. A última vez que uma equipe de um desses países chegou à final foi em 2012/13, quando o Bayern de Munique foi campeão sobre o Borussia Dortmund.
Mais sobre o assunto
-
Era Champions: semi não terá espanhóis, ingleses ou italianos pela 1ª vez
Última vez que algum dos três países não chegaram ao top 4 foi em 1991, quando o Estrela Vermelha foi campeão
-
Tuchel exalta liderança de Neymar no PSG para a semi contra o RB Leipzig
A “química” futebolística entre Neymar e o atacante francês Kylian Mbappé foi também enaltecida pelo treinador
-
Neymar se arrepia com torcida brasileira na Champions: “Que vídeo f*”
O jogador compartilhou um vídeo em que torcedores sofrem e comemoram a virada do PSG sobre a Atalanta nas quartas de final
-
Vídeo. Jornalista viraliza ao prever “lavada” do Bayern sobre o Barcelona
Correspondente do Esporte Interativo afirmou que o time alemão iria golear e arrancou risadas e até abandono dos colegas de transmissão
No entanto, depois disso, o patamar máximo que os times da França e Alemanha alcançaram foi a semifinal e, de 2013/14 até 2018/19, sempre que se enfrentaram, os franceses saíram vitoriosos. Na edição que precedeu a conquista alemã, o próprio Paris Saint-Germain eliminou o Bayer Leverkusen nas oitavas de final.
Em 2016/17, foi a vez do Monaco superar o Bayer Leverkusen, mas já nas quartas de final. E, na edição atual, o time de Neymar tirou o Borussia Dortmund de Haaland da competição, também nas quartas.
O post Semifinal da Champions marca o encontro das últimas nações campeãs do mundo apareceu primeiro em Metrópoles.