Precoces: RB Leipzig chega a semi da Champions com apenas 11 anos de idade – Brasiliensefc.com.br
precoces-rb-leipzig-chega-a-semi-da-champions-com-apenas-11-anos-de-idade

Precoces: RB Leipzig chega a semi da Champions com apenas 11 anos de idade

O RB Leipzig atingiu, nesta quinta-feira (13/8), o ponto mais alto da sua breve história. Com apenas 11 anos de existência, o clube alemão chegou à semifinal da Champions League após bater o tradicional Atlético de Madrid, de Diego “El Cholo” Simeone. Além disso, ficou em 3º lugar na Bundesliga, atrás apenas dos poderosos Bayern de Munique e Borussia Dortmund.

Os expressivos resultados premiam o projeto iniciado pela equipe Red Bull em 2009, quando compraram o SSV Markranstädt, clube que estava na 5ª divisão da Alemanha. O plano era investir no time e levá-lo, em um prazo de 10 anos, à Bundesliga, elite do futebol local. A meta foi conquistada com cinco anos de antecedência quando, na temporada 2015/16, o RB Leipzig ficou em 2º lugar na 2.Bundesliga, chegando à 1ª divisão.

A precocidade com que o RB Leipzig tem atingido os seus objetivos pode ser vista também na juventude de seu comandante. Com apenas quatro anos de carreira, Julian Nagelsmann já começou sua carreira no banco batendo recordes. Em 2016, ele se tornou o treinador mais jovem a trabalhar na Bundesliga, aos 28 anos, quando trabalhou no Hoffenheim, salvando o clube de rebaixamento.

Com um futebol leve e ofensivo, elevou o patamar de um clube que brigava contra o descenso para classificá-lo duas vezes consecutivas para a Champions League. O trabalho chamou a atenção, inclusive de gigantes. O Real Madrid lhe convidou para assumir os merengues e substituir Zinedine Zidane. Nagelsmann, refletindo que ainda precisava crescer para assumir tamanha responsabilidade, recusou a proposta.

O ex-zagueiro que teve que abandonar o futebol aos 21 anos devido a um problema nas costas e nos joelhos escolheu, então o RB Leipzig, um clube com o qual poderia crescer junto. E como cresceram! Na Champions League atual, superaram Lyon, Benfica, Zenit Petersburgo — na fase de grupos –, e o vice-campeão Tottenham nas oitavas de final.

Aos 33 e aos 11 anos, respectivamente, Nagelsmann e o RB Leipzig estão na semifinal da Champions League. O gol da classificação? Marcado pelo americano Tyler Adams, de apenas 20 anos, confirmando que o sucesso do projeto iniciado pelo grupo Red Bull depende do talento de sua juventude.

O post Precoces: RB Leipzig chega a semi da Champions com apenas 11 anos de idade apareceu primeiro em Metrópoles.