O Campeonato Brasileiro 2020 teve apenas quatro rodadas disputadas, mas uma pressão por parte dos torcedores já tem incomodado jogadores. O fantasy game Cartola FC, promovido pela Rede Globo desde 2004, virou febre e a cobrança dos participantes tem chegado aos ouvidos dos atletas.
O game se baseia em dar pontuação aos scouts dos jogadores durante os jogos oficiais: finalização, desarme e gols são alguns dos itens que rendem pontos. O desempenho abaixo do esperado pelos “cartoleiros” costuma render uma enxurrada de críticas nas redes sociais.
Na última quinta-feira (20/8), o atacante Marinho se manifestou sobre o assunto. Autor do gol da vitória por 1 x 0 sobre o Sport, em Recife, o atacante do Santos respondeu a alguns seguidores. “Não jogo para pontos no Cartola. Serei cobrado pelo trabalho e não por esse App. Grato e obrigado pela compreensão”, esclareceu Marinho.
Mais sobre o assunto
-
Liderança do Vasco no Brasileirão após 8 anos vira febre nas redes
Enquanto os vascaínos vibram bastante com a realidade atual, rivais tentam minimizar o feito com memes provocativos
-
Golaço de Marinho garante os três pontos para o Santos diante do Sport
Foi do atacante o único gol do jogo, marcado após um lindo chute muito bem colocado aos 30 minutos do 2º tempo
-
Emendou: CBF divulga calendário 2021 com início 4 dias após Brasileiro 2020
Entidade marcou o reinício da temporada para 28 de fevereiro, com a largada para os Estaduais, que não receberam ajustes devido à pandemia
-
Jô perde dois pênaltis, faz gol e Corinthians vence o lanterna Coritiba
Os 3 x 1 em cima do time alviverde dão alívio ao Timão na tabela. O placar positivo, porém, mascara mais uma atuação abaixo da expectativa
Na mesma semana, outro atacante que marcou gol na rodada também desabafou contra o game. Jô, do Corinthians, perdeu dois pênaltis diante do Coritiba, foi alvo de brincadeiras e ironias e respondeu nas redes sociais. “Fala, galera. Agradeço a todos pelo apoio e pela torcida. Sou muito grato mesmo. Agora, sobre o Cartola, eu não entro em campo para fazer ponto em Cartola. Eu entro para jogar e fazer o melhor para minha equipe. Então, peço respeito nessa questão. Aceito qualquer tipo de crítica, mas quero respeito, pois estou sempre dando o meu melhor”, escreveu Jô.
A pontuação no Cartola FC tem se tornado uma nova espécie de avaliação dos jogadores, algo que existia no passado, mas caiu em desuso nas páginas esportivas. As notas de 0 a 10 sempre foram motivo de polêmica e de rodas de discussão entre os próprios atletas.
Reclamação antiga
A aversão de alguns jogadores ao Cartola FC não é atual. Em 2017, por exemplo, o Estado de S.Paulo trouxe vários depoimentos de atletas que não estavam satisfeitos com os rumos das cobranças. “A gente ganha e vem torcedor xingar e te cobrar o motivo de você não ter ido bem no Cartola. Pô, vai comemorar a vitória do time”, desabafou um lateral-direito que não quis se identificar à época.
Assim como há críticos, também existem jogadores que gostam do Cartola FC. O lateral Victor Ferraz, que em 2017 vestia a camisa do Santos, admitiu que curtia o game e até jogava.
O post Jogador x Cartola FC: fantasy game do Brasileirão rende frases polêmicas apareceu primeiro em Metrópoles.