Craque do Bayern nasceu em campo de refugiados e hoje arrasa na Champions – Brasiliensefc.com.br
craque-do-bayern-nasceu-em-campo-de-refugiados-e-hoje-arrasa-na-champions

Craque do Bayern nasceu em campo de refugiados e hoje arrasa na Champions

Alphonso Boyle Davies, um dos destaques do Bayern de Munique na goleada de 8 x 2 sobre o Barcelona nas quartas de final da Liga dos Campeões, tem apenas 19 anos e um história digna de filme. Ele possui a nacionalidade canadense, mas seu país de nascimento é Gana. O Canadá serviu de refúgio e acolhimento para ele e sua família. Foi lá onde ele deu os primeiros passos como jogador de futebol.

Tudo começou com os pais de Davies, Victoria e Debeah. Nascidos na Libéria, eles tiveram de deixar o país durante a Segunda Guerra Civil e partir para um campo de refugiados em Buduburam, em Gana. Foi lá, em 2 de novembro de 2000, que nasceu Alphonso. “Você tinha que cruzar os corpos para ir e encontrar comida”, relata Victoria sobre como era a vida na Libéria antes de fugir. “Era difícil morar lá, porque a única maneira de sobreviver às vezes era carregando armas”, completa o pai.

Davies viveu até os cinco anos no campo de refugiados, quando seus pais foram aprovados em uma entrevista para um programa de reassentamento e a família arrumou as malas rumo a Edmonton, no Canadá. Lá, Alphonso se increveu em um programa chamado Free Footie, que é uma iniciativa de aulas gratuitas de futebol para crianças da cidade que não podem pagar inscrição ou transporte.

Apenas o começo

Aos 15 anos, ele foi descoberto pelo Vancouver Whitecaps, em 2015, onde passou pelas categorias de base e estreou profissionalmente em 2016. Em 2018, foi vendido para o Bayern de Munique por 10 milhões de euros, cerca de R$ 65,23 milhões na cotação atual. Já fez seus primeiros jogos pela clube bávaro na temporada de 2018/19, quando marcou seu primeiro gol, mas em 2019/20 teve mais oportunidades. Hoje, o valor de Davies gira em torno de 60 milhões de euros (R$ 391,37 milhões), de acordo com o Tranfermarkt.


0

Seu treinador na época de Whitecaps, Carl Robinson, ex-jogador do Wolves, Sunderland e Norwich, que agora comanda o Newcastle Jets da Austrália, contou ao jornal britânico The Sun como foi o começo de Davies como profissional e ressalta suas inúmeras qualidades:

“Ele era muito magro e franzino, mas assim que derrotou um ou dois jogadores, outros treinadores viram o mesmo potencial que eu vi nele. Alphonso tem todos os atributos que você deseja que os melhores jogadores tenham. Ele tem 1,80 de altura, é um atleta, pode correr o dia todo, ele tem um ritmo fenomenal.”

No currículo, o lateral já conta com dois títulos da Bundesliga e da Copa da Alemanha, e está a dois passos de erguer a taça da Liga dos Campeões. Na partida contra o Barcelona ele foi titular e, além de ajudar o time na defesa, marcando ninguém menos que Lionel Messi, Davies também fez uma jogada individual maravilhosa, que terminou no gol de Kimmich, o 5º daquela goleada. O contrato atual do jogador no time bávaro vai até 30 de junho de 2025.

Lyon e Bayern de Munique entram em campo nesta quarta-feira (19/8), às 16h, no Estádio de Alvalade, em Lisboa (Portugal). O vencedor enfrentará o Paris Saint-Germain na grande final, marcada para o domingo (23/8), também às 16h.

O post Craque do Bayern nasceu em campo de refugiados e hoje arrasa na Champions apareceu primeiro em Metrópoles.