O Brasiliense Futebol Clube completou 20 anos neste sábado (1/8). Ao longo dessa história, o clube conquistou 12 títulos e contou com jogadores como o tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira Lúcio, o ex-Santos, Durval, além de Cicinho, Marcelinho Carioca, Túlio Maravilha, Dimba, Iranildo e outros. Atualmente, Douglas, ex-Grêmio, e Zé Love também ex-Peixe, compõem o elenco.


0

Logo no seu primeiro ano de existência, o Jacaré já conseguiu o acesso para a elite do futebol candango ao conquistar o título da segunda divisão do Campeonato Brasiliense, em 2000. E, dois anos depois, alcançou o acesso à Série B brasileira, com o título da Série C. Nesse mesmo ano, 2002, foi vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo para o Corinthians por 3 x 2 no placar agregado.

Em 2004, o Brasiliense conquistou o primeiro título do Candangão e o importante acesso à divisão principal do futebol brasileiro com o troféu da Série B. Depois disso, o clube colecionou taças do campeonato local, vencendo de 2005 a 2009, e depois em 2011, 2013 e 2017.

Dos 12 títulos do Jacaré, Wellington Dias fez parte da campanha de metade. “Todos foram importante na minha vida, mas os dois brasileiros, sem dúvida nenhuma, foram os mais emocionantes”, disse o atacante. “É uma satisfação e uma gratidão enorme ter meu nome gravado na história do Brasiliense”.

Planos em prática em 2020

Na temporada atual, a diretoria está com esperança de voltar a erguer taças e subir de patamar, voltando a disputar a terceira divisão. O calendário foi interrompido pela pandemia do novo coronavírus, mas há a expectativa de que o Candangão retorne no próximo dia 8.

“A gente está com um elenco muito forte, acredito que seja o melhor que montamos nos últimos sete anos. Nós temos o Douglas, que ainda não estreou oficialmente, mas já jogou alguns amistosos e dá pra ver a qualidade natural dele. Temos o Zé Love também, o pessoal que chegou durante a pausa por causa da pandemia e está em boa forma física, vestiu a camisa e estamos com grandes expectativas para ganhar do Candangão e subir para a Série C. Isso é algo que a gente espera há muito tempo”, disse a presidente do clube, Luiza Estevão.

Para a dirigente, é difícil pensar no título mais marcante do Brasiliense, mas ela exalta a conquista da segunda divisão: “Certamente, em 2004, quando a gente ganhou a Série B e conseguimos o acesso à Série A em cinco anos de clube.”

Hall da fama estrelado

Além dos ídolos Iranildo, Wellington Dias e Donizeti, o Jacaré sempre teve grandes jogadores no elenco. Lúcio, Vampeta, Junior Baiano, Tiano, Igor, Marcelinho Carioca, Souza, Cicinho e outros mais recentes e conhecidos no futebol atual, como Hudson (Fluminense), Leonardo Silva (ex-Atlético-MG), Durval (aposentado em 2018), Morais (ex-Vasco), Athirson e Almir (ex-Flamengo), Aloísio Chulapa (ex-São Paulo), Thiago Galhardo (Internacional) e Maikon Leite (ex-Palmeiras).

Já o elenco da atual temporada conta com Zé Love (ex-Santos), Douglas (ex-Grêmio), Marcos Aurélio (ex-Atlético-PR e Sport) e o goleiro Fernando Henrique (ex-Fluminense). Esses atletas compõem o elenco comandado por Márcio Fernandes, que segue na briga pelo título do Candangão e tem estreia marcada na Série D, no dia 5 ou 6 de setembro, contra o Tocantinópolis, ainda na fase preliminar.

O post Brasiliense completa 20 anos: relembre os títulos da história do Jacaré apareceu primeiro em Metrópoles.