Brasileirão série D: Brasiliense enfrentará o Tocantinópolis na fase preliminar – Brasiliensefc.com.br
brasileirao-serie-d-brasiliense-enfrentara-o-tocantinopolis-na-fase-preliminar

Brasileirão série D: Brasiliense enfrentará o Tocantinópolis na fase preliminar

brasileirao-serie-d-brasiliense-enfrentara-o-tocantinopolis-na-fase-preliminar

O Brasiliense conheceu, na noite desta terça-feira (03), o seu adversário da série D. A equipe candanga enfrentará o Tocantinópolis-TO, na “pré-série D”, uma fase preliminar, constituída pelo novo formato do torneio, que, nesta fase, contém os segundos representantes das oito federações que estão nas últimas colocações no Ranking Nacional de Federações (RNF), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Vice-campeão do Candangão 2019, o Brasiliense foi colocado nesta fase, que será disputada em jogos de ida e volta, em formato mata-mata, com o vencedor entrando na fase de grupos da competição nacional. O Jacaré será visitante no jogo da ida, que será nos dias 03 ou 04 de maio e decidirá a vaga em casa, no dia 09 ou 10 do mesmo mês.

Regulamento diferente dos últimos anos

Diferente dos últimos quatro anos anos, o regulamento do campeonato da série D mudou em 2020. Em 2016, a Quarta Divisão teve um inchaço de clubes, passando de 40 para 68 participantes. Os times eram divididos em 17 grupos, com quatro equipes em cada, e a competição acabou organizada para ser encerrada entre os meses de setembro e agosto, motivo de críticas por parte de jogadores e dos clubes, que questionavam o porquê de uma competição curta.

Agora com uma duração maior – início no dia 03 de maio e a final no dia 22 de novembro -, a competição passou para 26 datas e diminuiu o número de clubes na primeira fase, de 68 para 64 equipes. Porém, iniciada com 68 times, quatro equipes se classificarão para a fase de grupos da competição, através de uma preliminar, que será disputada em jogos de ida e volta.

Todos os clubes, serão divididos em oito chaves, com oito times, que se enfrentarão entre si, em jogos de ida e volta, se classificando quatro, formando a segunda fase com 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.

Lucas Bolzan

Jornalista BrasilienseFC.com.br