A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atualizou o ranking de clubes brasileiros após o fim da temporada 2019. Ao todo, 227 clubes foram classificados e com muitas alterações de posições. Com o Palmeiras mantendo a liderança com 16.640 pontos, seguido pelo Flamengo 15.428 pontos, os times do DF também foram reorganizados na tabela.

Jacaré sobe na classificação

Ao todo, seis clubes do Distrito Federal permanecem no ranking: Brasiliense, Ceilândia, Sobradinho, Luziânia, Gama e Brasília. Todos os clubes citados, foram os representantes da capital nas últimas competições nacionais, assim assegurando as pontuações gerais.

O Jacaré, que no último ranking estava na posição 117, agora aparece em 94º, subindo 23 posições e garantindo 638 pontos no total, virando a melhor equipe do DF no ranking. Em segundo lugar, aparece o Ceilândia, em 97º, logo depois o Sobradinho assegura a 140º colocação, seguido por Luziânia (148º), Gama (160º) e Brasília (208º).

A entidade atualiza a pontuação de acordo com o desempenho das equipes durante as competições organizadas por ela, assim, observando-se a participação de todos os times para terem destaque nacionalmente no decorrer dos campeonatos.

Confira:

Artes: Twitter Futebol Maranhão

Futebol de Brasília cai mais uma posição

Além dos clubes, as federações também tiveram a pontuação atualizada, de acordo com a soma da pontuação de todos os clubes participantes de cada estado. O Distrito Federal, que estava em 20º, infelizmente caiu uma posição, indo para a 21ª, das 27 federações afiliadas, com 2.737 pontos.

A posição de cada estado no ranking, equivale a vagas em competições nacionais. Confira na tabela:

Lucas Bolzan

Jornalista BrasilienseFC.com.br