Adversário definido: Brasiliense enfrentará o Paysandu na estreia da Copa do Brasil – Brasiliensefc.com.br
adversario-definido-brasiliense-enfrentara-o-paysandu-na-estreia-da-copa-do-brasil

Adversário definido: Brasiliense enfrentará o Paysandu na estreia da Copa do Brasil

adversario-definido-brasiliense-enfrentara-o-paysandu-na-estreia-da-copa-do-brasil

Diante de toda expectativa, o Jacaré já tem o adversário definido na primeira fase da Copa do Brasil 2020. Em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira (12), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, foram sorteados os confrontos iniciais da competição nacional, que terá início em fevereiro.

Alocado, através da posição no ranking geral de competições, o Brasiliense estava no pote F, podendo enfrentar equipes do pote B, da primeira e segunda divisão do futebol brasileiro. E no sorteio, o representante do DF enfrentará o Paysandu, em duelo único, com o direito de jogar em casa e pela vitória.

Na edição deste ano, neste mesmo formato, o Jacaré acabou sendo eliminado na primeira fase pela equipe do CRB-AL, após empate sem gols. A meta agora é mudar esse panorama e conseguir avançar de fase, tendo em vista que a quantidade da premiação é alta caso vá avançando no torneio.

Quem passar desse confronto, enfrentará o vencedor de Independente-PA x CRB-AL, com direito de mandar a partida na segunda fase em casa.

Regulamento

Em sua 32ª edição, que tem como atual campeão o Athletico-PR, a Copa do Brasil terá os mesmos moldes da de 2019, mas com algumas modificações de datas. O torneio terá início no dia 5 de fevereiro e acabará no 16 de setembro, data antecipada para não confrontar com a fase final do Brasileirão e de torneios continentais.

A primeira fase será disputada em partida única, com a equipe que está pior no ranking jogando em casa e a melhor tem a vantagem do empate. Logo, não há decisão nos pênaltis na primeira fase. Já a segunda fase terá 40 equipes, classificadas da primeira fase, que também vão se enfrentar em jogo único. Neste caso, o empate leva a disputa para os pênaltis.

Na terceira e quarta fase, os clubes passarão a se enfrentar em confrontos de ida e volta e se o placar agregado acabar empatado, a disputa será nos pênaltis.

As 5 equipes que restaram das fases anteriores, vão se juntar com os 11 times pré-classificados (Flamengo, Athletico-PR, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Inter e Corinthians – disputarão a Libertadores; Bragantino – campeão da Série B de 2019; Cuiabá – Campeão da Copa Verde 2019 e Ceará – Campeão da Copa do Nordeste 2019). O sorteio desta fase terá dois potes. O primeiro com os oito clubes que vão participar da Libertadores de 2020 e o segundo pote com as três outras equipes que entrarão nas oitavas, mais os cinco classificados das fases anteriores.

Por fim, nas quartas de final e fases seguintes, todos os classificados participarão de sorteio em pote único, onde qualquer time pode se enfrentar em jogos de ida e volta, até a grande decisão, que serão em dois jogos.

14ª participação do Jacaré, em 32 edições

Desde quando foi criado no ano de 2000, esta será a 14ª vez que o Brasiliense disputará a Copa do Brasil. Participante em 2002, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2014, 2018 e 2019, o Jacaré chegou longe em duas edições. Na de 2002 foi vice-campeão, na polêmica decisão contra o Corinthians e em 2007, foi eliminado na semifinal para o Fluminense-RJ, em dois duelos disputados.

Ao todo, o Jacaré disputou 53 partidas na Copa do Brasil, com 24 vitórias, 17 empates e 12 derrotas. Um excelente aproveitamento em todas edições que o clube participou.

Lucas Bolzan

Jornalista BrasilienseFC.com.br