A honra de ganhar o primeiro título da primeira divisão local na história do Brasiliense fez de o treinador Mauro Fernandes entrar para o hall histórico do clube. Agora, em 2019, o profissional volta ao Jacaré com a missão de levar a equipe ao acesso e a um rumo de vitórias no ano de 2020.

Sem pensar duas vezes, o novo comandante do Brasiliense aceitou novamente a missão de colocar em campo o sentimento aguerrido para gerar ao time momentos positivos e de sucesso, usando como incentivo as boas histórias que teve na equipe amarela nos tempos passados e áureos, como principalmente ter montado a base da escrete que conquistou o acesso a série A do futebol brasileiro.

Satisfação em voltar ao Brasiliense

De volta ao Brasiliense após nove anos, o treinador terá a satisfação de comandar o Jacaré mais uma vez, podendo impor suas estratégias técnicas e táticas junto à uma comissão mesclada com seus profissionais de confiança e os que permaneceram, advindo da última temporada.

“A satisfação é grande. Até porque a minha primeira passagem no Brasiliense foi com um título, que foi o primeiro campeonato da elite de Brasília, com uma equipe que era iniciante no campeonato, formando uma base que fez história logo em seguida nas competições nacionais. Então temos um projeto de voltar essa equipe a um patamar de onde nunca deveria ter saído, que são as divisões superiores do futebol brasileiro. Esse é meu grande planejamento, para se Deus quiser, conseguir chegar, com trabalho e dedicação”, ressaltou.

Planejamentos para a nova temporada

Com uma comissão técnica renovada, Mauro Fernandes buscará realizar um planejamento concreto para que o Brasiliense tenha uma temporada de excelência, principalmente por ser cheia, igual esse ano, com Candangão, Copa do Brasil, Copa Verde e série D.

“A gente sabe que no futebol de Brasília existem profissionais capacitados para trabalhar. Mas como eu tenho uma comissão técnica já acostumada a trabalhar comigo, esse foi um dos motivos para consolidar essa equipe. Mas temos os profissionais que já trabalham aqui e são remanescentes e eu tenho certeza que realizaremos um grande trabalho juntos e esperamos que esse início que estamos tendo, vai dar para eu conhecer todos e em breve fazer as mudanças necessárias que precisamos fazer”, frisou.

O treinador terá praticamente um mês de “avaliações”, como forma antecipação da pré-temporada, assim, podendo estudar antes da folga no mês de outubro, o elenco atual, podendo sugerir contratações, visando reforçar o elenco, que hoje possui mais de 30 jogadores.

“Temos que ter mais ou menos uma base, que vai dar mais ou menos um respaldo de quem precisamos trazer para a temporada que vem. O Brasiliense tem uma ambição muito grande, até porque é o ano que o clube completa 20 anos. Então, o Brasiliense, que infelizmente caiu da série A para a série D do campeonato brasileiro, quer voltar novamente, subindo degrau por degrau, assim como aconteceu no início do clube e nós temos o pensamento de em três anos, estar de volta à série A”, finalizou.

Mauro Fernandes com sua comissão técnica. Foto: Lucas Bolzan/Brasiliense F. C.

Para isso, a equipe fará, além do trabalho em campo, cerca de três amistosos contra times fortes da região, para criar parâmetros de como estão os atletas no fim desta temporada. Esse planejamento acaba se tornando positivo, principalmente podendo ver como os atletas se comportarão em campo com o novo planejamento estratégico.

Amistosos e “recesso” para começar de vez a pré-temporada 

Com a chegada de Mauro Fernandes, o Brasiliense trabalhará até o final do mês, parando as atividades em outubro, para recesso de um mês. Logo após, no início de novembro, já inicia de vez a pré-temporada para o Candangão 2020, onde serão definidos os atletas que jogarão na equipe na nova temporada.

Lucas Bolzan

Jornalista BrasilienseFC.com.br