A tarde deste sábado (27), promete mais uma vez ser de fortes emoções nos gramados capixabas. Tudo isso, porque a Copa Verde iniciará para Vitória/ES e Brasiliense. A competição nacional reunirá mais uma vez as duas equipes em busca de uma classificação. Mais uma vez, o estádio Salvador Costa será palco do duelo de ida e promete estar cheio de torcedores da casa. O duelo está marcado para às 15h.

Como o destino quis colocar mais uma vez a equipe do Vitória no caminho do Brasiliense, tendo em vista que os capixabas eliminaram o Jacaré da série D há exato um mês, o confronto de agora será definido como uma possível “revanche”, mesmo sendo por uma competição diferente. Porém, esta tem uma grande importância, pelo fato de dar ao campeão uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem, além de uma excelente quantia financeira aos cofres do clube.

Preparação intensa e focada  

Foram quatro semanas de trabalho sem pausa, desde a eliminação da série D. Planejamentos, trabalhos físicos, técnicos, de conversa, tudo para ajustar os erros que prejudicaram a equipe no campeonato brasileiro. O foco fez a diretoria também realizar algumas mudanças, mandando alguns atletas embora – Luquinhas, Gilvan e Patrick –, mas trazendo quatro importantes jogadores para qualificar o plantel: meia Deyvid Sacconi, lateral-direito Bruno Leite, zagueiro Pablo e o atacante Elcarlos.

Dentro das quatro linhas, o treinador Ricardo Antônio teve tranquilidade para ajustar a equipe da melhor forma possível. Realizando diversos jogos-treino – sete, ao todo -, o comandante teve um aproveitamento de três vitórias, três empates e apenas uma derrota, podendo utilizar pincipalmente várias formações táticas, valorizando e aproveitando a qualidade dos jogadores do elenco.

Última semana de trabalho mais cadenciada

Na última semana de preparação antes do jogo de estreia da Copa Verde, a equipe fez trabalhos mais moderados, buscando o melhor condicionamento para a concentração. Nesta sexta-feira (26), a equipe embarcou para Vitória pela manhã e na parte da tarde, realizou um trabalho de condicionamento em território capixaba apenas para soltar a musculatura, por conta do pequeno desgaste da viagem.

Confiança para a classificação

Brasiliense e Vitória/ES se enfrentam em duelo de ida e volta, na busca pela classificação à segunda fase da Copa Verde. Não há critério de gol fora de casa. Em caso de resultado igual entre as duas equipes, a disputa da vaga será decidida nas penalidades.

A equipe que se classificar, já tem adversário definido na segunda fase, que será o Goiás, que disputará pela primeira vez a competição. O alviverde já está garantido na fase seguinte, pelo fato de ser uma equipe melhor ranqueada do que as demais que disputam a Copa Verde.

Lucas Bolzan

Jornalista BrasilienseFC.com.br