Pela última rodada da primeira fase da série D do Brasileirão, o Brasiliense, na noite deste domingo (09), foi até ao Espírito Santo enfrentar o Serra-ES, no estádio Robertão. Lutando pela liderança do grupo, o Jacaré teria que vencer a partida, além de torcer pela derrota do Ituano para a URT-MG.
O planejamento acabou dando certo, pois Aldo garantiu a vitória do Brasiliense por 1 a 0, jogando fora de casa e em Minas, a equipe do Ituano foi derrotada, fazendo o Jacaré, invicto no campeonato, ficar em primeiro no grupo A13 da competição nacional.
Primeira etapa movimentada, com grande atuação de Walter
O Brasiliense começou a partida com poder ofensivo. Envolvido de algumas modificações no meio e no ataque, vide entradas de Edno e a estreia do Tchô na titularidade, a equipe buscava ter velocidade e dinamismo dentro de campo para surpreender os adversários jogando fora de casa.
Com chegadas de perigo, o Jacaré ameaçou o Serra com perigo duas vezes antes de 20 minutos. Na primeira, foi através de uma cobrança de lateral na área, arremessada por Alex Murici na cabeça de Badhuga, que obrigou a Walter a realizar uma boa defesa, aos nove minutos. Já aos 16, o arqueiro capixaba realizou mais uma grande defesa na finalização de Tchô, após rápido contra-ataque puxado por Romarinho, que deu um excelente passe para o meia bater forte para o gol.
Impondo a força ofensiva, o Brasiliense continuava forte na busca do primeiro gol. Porém, mais uma vez, os jogadores do Jacaré foram surpreendidos pela grande atuação de Walter, que fez mais uma grande defesa aos 24. Fabinho ganha a bola pela ponta e cruza rasteiro para Edno, que finalizou, para grande defesa do goleiro Serrano.
A partir dos 30 minutos, o jogo ficou mais equilibrado. O Serra tentava chegar pelas laterais, mas a defesa do Jacaré estava atenta para fazer a marcação atenciosa. Sempre puxando fortes contra-ataques, o jogo era parado no meio campo, com faltas. E uma dessas oportunidades de bola parada, Alex Murici quase marca, após dobrar forte e a bola quicar na frente do goleiro adversário que espalmou para a defesa tirar.
Insistindo na pressão, o Brasiliense pressionou até o último lance do primeiro tempo e aos 41 minutos, Tchô quase conseguiu abrir o placar, brilhando mais uma vez a estrela de Walter, que conseguiu defender a cabeça do meia, que pulou livre dentro da pequena área para consagrar o arqueiro que segurou o 0x0 no primeiro tempo.
Gol relâmpago na segunda etapa
No mesmo ritmo do primeiro tempo, o Brasiliense voltou a campo com a mesma formação e força ofensiva e no primeiro minuto conseguiu abrir o placar. Após cobrança de escanteio de Alex Murici, Edno cabeceia no travessão e no rebote, Aldo manda para o fundo da rede, marcando seu segundo gol na competição nacional.
Querendo controlar o jogo, a equipe do Serra não conseguia passar do meio-campo, obrigando o técnico interino Allan Muzzi realizar duas mudanças de uma vez. Mesmo com as alterações, o Brasiliense controlava tranquilamente a partida.
No passar do tempo, alguns jogadores começaram a se desgastar. Buscando valorizar a integridade dos atletas, Ricardo Antônio começou a mudar a equipe, fazendo a primeira alteração, tirando Tchô e colocando Peninha. A mudança, fez a equipe capixaba pressionar e consequentemente finalizando pela primeira vez aos 21 minutos com Madison, que bateu para fora.
Três minutos depois, o Jacaré quase amplia o placar. Alex Murici cruza rasteiro e Fabinho desvia para Edno, que dentro da pequena área, finalizou rasteiro, fazendo Walter operar mais um grande milagre.
O tempo ia passando e o jogo ficou equilibrado. Segurando a bola no sistema ofensivo, o Brasiliense tentava assegurar de qualquer jeito o resultado. Já o Serra, buscando pelo menos arrancar o empate na reta final, quase conseguiu o objetivo aos 43 minutos. Diego Noronha deu belo passe para Diego Alves dentro da área, mas na hora da finalização, Badhuga foi providencial para mandar a bola para escanteio.
Apesar dos três minutos adicionais, o jogo não teve mais lances de perigo e o Brasiliense pôde comemorar a grande vitória fora de casa, se consolidando na liderança do grupo A13 com 12 pontos, tendo em vista que o Ituano foi derrotado pela URT, na cidade de Patos de Minas-MG, ficando apenas com 11 pontos conquistados.
Jacaré enfrentará o Vitória-ES na segunda fase
Finalizada toda a primeira fase da série D, iniciou-se os cálculos para saber quais seriam os confrontos da segunda fase, que agora serão decididos em confrontos mata-mata de ida e volta.
Após todos os cálculos feitos, o adversário do Jacaré será o Vitória-ES, que derrotou o Sobradinho-DF por 2 a 1 de virada, neste domingo, no estádio Serra do Lago, em Luziânia.
Classificado em primeiro, o Brasiliense terá a vantagem de jogar o jogo da volta em casa, esta nova fase. Em caso de resultados iguais, a disputa será nos pênaltis. Em breve, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgará as datas, horários e estádio dos confrontos.
Confira como ficou o chaveamento:
São Raimundo-RR x São Raimundo-PA
Manaus x Real Ariquemes
Moto Club x Floresta
Atlético-CE x Bragantino-PA
América-RN x Bahia de Feira
Jacuipense x Central-PE
Flu de Feira x Salgueiro
Itabaiana x ASA
Iporá x União Rondonópolis
Patrocinense x Juazeirense
Caldense x Ituano
Brasiliense x Vitória-ES
Novorizontino x Boa Vista
Brusque x Hercílio Luz
Cianorte x Ferroviária
Avenida x Caxias
FICHA TÉCNICA
SERRA-ES 0 X 1 BRASILIENSE
Campeonato Brasileiro Série D 2019 – primeira fase – 6ª rodada
09/06/2019 – 18h – Estádio Robertão, Serra-ES
Público: 139 pagantes
Renda: R$ 880,00
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira/AL
A1: Cláudio Camillo da Silva/AL
A2: Ruan Luiz de Barros Silva/AL
Quarto árbitro: Raphael Garcia de Andrade/ES
SERRA-ES
Walter, Gilmar Baiano, Rodrigo Lacraia, Marquinhos e Betinho (Igor); Canário (Diego Alves), Caetano, Alemão, Noronha, Mauri e Tony (Madson).
Técnico: Allan Muzzi
Cartões amarelos: Igor
BRASILIENSE
Edmar Sucuri, Alex Murici, Lúcio, Badhuga e China; Aldo, David Manteiga (Radamés), Fabinho e Tchô (Peninha); Romarinho e Edno (Michel Platini).
Técnico: Ricardo Antônio
Gol: Aldo (1’/2T)
Cartões amarelos: Tchô
Lucas Bolzan
Jornalista BrasilienseFC.com.br