A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, nesta quinta-feira (6/12), uma cartilha com regras para os torcedores que irão assistir à final da Copa Libertadores entre River Plate e Boca Juniors. Marcada para este domingo, às 17h30 (de Brasília), a decisão será disputada no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, Espanha. São informações do jornal O Estado de S.Paulo.

O documento visa fortalecer a segurança do evento após o adiamento do segundo jogo da final, originalmente marcado para o último dia 24 de novembro, mas que foi suspenso após a emboscada que o ônibus do Boca Juniors sofreu na chegada ao estádio Monumental.

A cartilha é baseada no Regulamento de Prevenção da Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte e nas Normas de Acesso a Estádios na Espanha. Assim, a entidade definiu as restrições para os torcedores de Boca Juniors e River Plate, que fazem a decisão no estádio do Real Madrid.

O que está proibido pela Conmebol:

Acesso
Também está proibido o ingresso de câmeras de TV ou microfones que não estejam credenciados pela organização. E os espectadores que tiverem um ingresso terão acesso exclusivamente ao local ao qual a entrada é destinada, não podendo acessar e permanecer em outros locais.

Desta forma,os torcedores do River Plate devem entrar na Tribuna Norte, na Torre D; os torcedores do Boca Juniors devem entrar pela Tribuna Sul, na Torre A.

O primeiro jogo da final da Libertadores, também adiado, foi inicialmente marcado para as 18h (de Brasília) do dia 10 de novembro, um sábado. No entanto, por conta de uma forte chuva na região metropolitana de Buenos Aires, o gramado do estádio do Boca, La Bombonera, ficou impraticável. Assim, a partida foi remarcada para o domingo (11) e terminou em 2 a 2.