Atividades e avaliações físicas: fatores importantes na pré-temporada do Jacaré

Comum em toda pré-temporada, os atletas fazem diversos tipos de exames e avaliações para buscar o melhor desempenho durante as competições. No Brasiliense Futebol Clube, o trabalho não é diferente. Com total cuidado e dedicação, a diretoria, juntamente com a comissão técnica, buscam os melhores métodos de avaliação para ter parâmetro de todo o trabalho que vem desenvolvendo durante os treinamentos.

Para a pré-temporada 2018 e a temporada do ano de 2019, a comissão técnica do Jacaré fechou parceria com a Universidade Católica de Brasília, para a execução dessas avaliações. Uma das estruturas cedidas foi o do LAFIT (Laboratório de Avaliação Física e Treinamento), que tem toda a aparelhagem necessária para avaliação da força e rendimento dos atletas, fator que ajuda a equipe de preparadores físicos do time.

Trabalhos de força, de concentração e resistência são feitos durante as avaliações. Com a atenção redobrada para a análise de todas as informações, alunos de graduação e pós-graduação da Católica são acompanhados e liderados pela professora estudante de mestrado e fisiologista, Danielle Garcia. A união, favorece o andamento do trabalho, para no fim, obter conclusões bem melhores, além de muito aprendizado.

“Um dos grandes fundamentos é acompanhar durante o campeonato, todos os atletas. Veremos todos os atletas para que, junto a comissão técnica, possamos passar todos os resultados para eles adequarem os treinamentos, e claro, inserir a análise da parte psicológica, o stress que é ocasionado, a pressão que eles sofrem durante o campeonato e a questão da ansiedade antes das competições. Então tudo isso está sendo observado, através de questionários e dos equipamentos, considerado “padrão ouro”, que a Universidade oferece”, disse Danielle.

Durante esta semana, todo o elenco do Jacaré foi à Universidade para realizar o trabalho. Divididos em pequenos grupos, durante manhã e tarde, os atletas realizavam os trabalhos, que eram compostos por teste de concentração e relaxamento, medição da massa corporal e trabalhos de força e intensidade em máquinas específicas, finalizando com a esteira.

Analisando todos os fatores, Danielle tira a concussão de todo o trabalho feito. “A grande conclusão dessas avaliações é passar uma informação precisa e válida para o clube de testes diretos. Poder ajuda-los, colaborando com os resultados e tentar melhorar os resultados dos atletas do Distrito Federal e principalmente do Brasiliense”, completou.

Especialista no assunto, a fisiologista de exercício, que se dedica intensamente ao trabalho desde 2004, quando entrou na graduação, afirma que a cada dia que passa, o jogador busca se dedicar mais para colher os melhores resultados fora e dentro de campo.

“O jogador está sempre buscando melhorar os resultados, principalmente o desempenho físico para executar o futebol, que é um esporte muito intenso e que exige muito dos atletas. Eu acredito que todos os jogadores de futebol buscam alcançar os melhores resultados”, finalizou.

 

 

Lucas Bolzan

Jornalista BrasilienseFC.com.br