A segunda divisão do Campeonato Candango começa, neste sábado (11/8), com 11 equipes buscando as duas vagas de acesso à elite do futebol local. Os estádios do Distrito Federal, no entanto, não possuem laudos técnicos. Por isso, ao menos três partidas do torneio serão disputadas em campos fora do DF.

Atualmente, Brasília conta com 15 estádios – desses, apenas o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Bezerrão são geridos pela Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer. Os outros são de responsabilidade das administrações regionais. Segundo a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), nenhuma das arenas possui os laudos necessários para sediar partidas esportivas – mesmo que a maioria apresente condições para jogo, de acordo com a entidade.

Esse impasse burocrático causaria o remanejamento dos jogos para o Entorno e outras regiões fora do DF. “O GDF precisa de mais tato e cuidado com os estádios. A FFDF pode ajudar, inclusive financeiramente, para acabar com o descuido em relação ao futebol local. É impossível ir para frente dessa forma”, protesta, em entrevista ao Metrópoles, o Márcio Coutinho, diretor técnico da entidade.

“Há uma semana, o Mané Garrincha sediou uma partida da Serie A do Brasileirão [Vasco x Corinthians]. Antes disso, recebemos também o clássico Fla x Flu. Os laudos tirados para todos esses jogos foram eventuais, de três ou cinco dias. Por que não produzem a documentação necessária para todo o semestre?”, questiona Coutinho. “Brasília tem times e estrutura para eventualmente disputar a elite do futebol nacional, mas precisa de espaços para jogar”, completa.

A Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer informa que, nesta quarta-feira (8/8), o chefe da pasta, Jaime Recena, vai se reunir com representantes da FFDF para discutir a utilização dos estádios.

Confira nota da Secretaria de Esporte:

A Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer informa que nesta quarta-feira (8/8), juntamente com as Forças de Segurança do Distrito Federal, se reunirá com a Federação de Futebol do Distrito Federal, para definirem as ações a serem tomadas para a realização dos jogos da segunda divisão do Campeonato Candango. Ressaltamos ainda que, assim como na ocasião da primeira divisão do campeonato, o mesmo esforço será empregado por esta Pasta para a realização do torneio.