O técnico da seleção da Bélgica, Roberto Martinez, revelou nesta sexta-feira (6/7) ter buscado conselhos com um ex-treinador da seleção brasileira para fazer uma boa Copa do Mundo na Rússia. Uma conversa meses atrás com Luiz Felipe Scolari, o Felipão, ajudou o treinador espanhol a se preparar para a competição. A Bélgica eliminou o Brasil da Copa ao vencer a seleção canarinha por 2 a 1 pelas quartas de final do torneio.

Martinez afirmou em entrevista coletiva que teve um encontro bastante proveitoso com Felipão. O assunto principal foi o jogo entre Brasil e Bélgica pela Copa de 2002, vencido pelo time dirigido por Scolari pelo placar de 2 a 0 nas oitavas de final. “Tivemos uma conversa muito boa e mencionamos aquele jogo. O Brasil achou que ganharia aquela partida de qualquer jeito, mas teve muita dificuldade. O time levou bola na trave e a Bélgica teve um gol legítimo anulado”, relembrou o espanhol.

Depois de serem eliminados em 2002, os belgas só retornaram à Copa em 2014. Na Rússia, ao chegar à semifinal, a Bélgica igualou sua melhor campanha da história, obtida em 1986. Martinez explicou que o encontro com Felipão lhe ajudou a preparar melhor a equipe e conseguir propiciar aos atletas uma força mental especial.

 

“Para ganhar do Brasil em uma Copa, você tem que acreditar e estar bem psicologicamente. Esta geração brasileira é tão talentosa quanto aquela (de 2002). Mas para mim, só este jogo não é o suficiente. Temos que ir mais longe. Podemos ganhar”, disse Martinez. Na terça-feira (10/7) a Bélgica enfrenta a França na semifinal do torneio.

O treinador explicou que conseguiu superar o Brasil nas quartas de final por ter acertado a parte tática belga. “Quando você tem de jogar contra um time que gosta da posse de bola, como o Brasil, obriga você a encher o meio-campo de marcadores. Fizemos isso para ter vantagem na estratégia e, com essa organização, conseguir neutralizar um adversário de muito talento”, disse.