Abatido, o técnico Tite pediu paciência e discernimento para avaliar a eliminação da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, nesta sexta-feira (6/7), após a derrota por 2 x 1 para a Bélgica, em Kazan.

A primeira derrota em jogos oficiais desde a chegada no cargo, há dois anos, fez Tite ressaltar que fez um bom trabalho com a seleção. “Passei para a minha comissão técnica o orgulho que senti de todos. Talvez tenha faltado competência em algum momento. Mas dedicação plena, não. Mas em todos os momentos buscamos soluções. Tenho orgulho do trabalho, mas um sentimento pela derrota”, finalizou.

O treinador pediu para que a queda no torneio não seja colocada como responsabilidade individual de alguns atletas. Principalmente, do volante Fernandinho, autor de um gol contra na partida.

O jogador do Manchester City, após o jogo, recebeu críticas de torcedores em redes sociais. Ele herdou a vaga de titular porque Casemiro foi punido com o segundo cartão amarelo contra o México, pelas oitavas de final, e teve de cumprir suspensão.

“O Fernandinho joga muito e exerce essa mesma função no Manchester City, que é um grande clube. Tivemos dois terços do jogo na nossa mão, com equilíbrio emocional e posse de bola para jogar com 2 x 0 atrás. Antes de tomar o gol já tinha tido duas chances reais”, defendeu Tite. Para ele, pela atuação em campo, o melhor jogador deveria ter sido o goleiro belga Courtois.

O treinador ressaltou o alto nível técnico da partida, porém criticou a arbitragem em apenas um lance – uma disputa de bola no segundo tempo do zagueiro Kompany com o atacante Gabriel Jesus.

“Não quero falar de arbitragem, vai soar como choro. Só queria ver o VAR (árbitro de vídeo, na sigla em inglês) no lance do Gabriel. Só isso

Tite, técnico do Brasil

Tite levou para a entrevista coletiva dois auxiliares, Cléber Xavier e Sylvinho, mais o gerente de futebol, Edu Gaspar. Os companheiros do técnico pouco falaram, no entanto. O treinador se recusou a responder sobre o futuro por entender que após uma derrota o momento não era o apropriado. O contrato dele termina ao fim desta Copa. A tendência, porém, é para existir a renovação do vínculo.

Laurence Griffiths/Getty Images

Fernandinho of Brazil e Kevin De Bruyne disputam a posse de bola no meio de campo

 

Como foi o jogo
Em cobrança de escanteio, o volante Fernandinho, substituto do suspenso Casemiro, desviou para o fundo da rede defendida por Alisson e abriu vantagem para os belgas.

O drama brasileiro aumentou quando Lukaku puxou contra-ataque e tocou para De Bruyne ampliar o placar. Apesar disso, Renato Augusto, que entrou no segundo tempo, diminuiu a vantagem belga ao marcar de cabeça.

Acompanhe ao vivo Brasil x Bélgica pelas quartas da Copa:

 

A Bélgica tem o melhor ataque da competição. A equipe europeia balançou a rede 14 vezes em cinco partidas neste Mundial. A Seleção Brasileira, por sua vez, tem a segunda defesa menos vazada entre os remanescentes do torneio – três gols em cinco jogos.

A Bélgica ofereceu de uma vez só dificuldades jamais enfrentadas pela seleção na era Tite. Além de criar ao Brasil uma inédita desvantagem de dois gols no primeiro tempo, a equipe europeia conseguiu desfrutar de uma marcação enfraquecida pela ausência de Casemiro, suspenso. De Bruyne e Hazard tinham grande liberdade para armar jogadas, em especial contra-ataques. Nenhum adversário teve tanto espaço assim contra o Brasil nos últimos anos.

A seleção belga ampliou sua invencibilidade para 24 jogos e não perde um jogo desde setembro de 2016, vai encarar a França nas semifinais, na próxima terça-feira (10), às 15h, em São Petersburgo. (Com informações da Agência Estado)

Ficha técnica:

Brasil 1 x 2 Bélgica

Copa do Mundo da Rússia 2018
Quartas de final

Arena Kazan
Kazan, Rússia

Brasil
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Renato Augusto) e Philippe Coutinho; Willian (Firmino), Neymar e Gabriel Jesus (Douglas Costa)
Técnico: Tite

Bélgica
Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Meunier, Witsel, Fellaini e Chadli (Vermaelen); De Bruyne, Hazard e Lukaku (Tielemans)
Técnico: Roberto Martinez

Gols: Fernandinho (contra) e De Bruyne (Bélgica); Renato Augusto (Brasil)
Cartões amarelos: Alderweireld, Meunier (Bélgica); Fernandinho e Fagner (Brasil)

Público: 42.873 torcedores

Árbitro: Milorad Mazic (SER)