As encenações de Neymar durante a Copa do Mundo arrancaram risos do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Em coletiva de imprensa de encerramento do Mundial nesta sexta-feira (13/7), foi questionado sobre o jogador brasileiro.

Sua resposta começou diplomática. “Neymar é um grande jogador. Essa é a primeira coisa. É um grande talento”, disse. “Quando estou diante de jogadores que nos fazem sonhar, não posso dizer nada de negativo”, explicou.

Mas o cartola então fez uma pausa, abriu os braços e riu. “Claro, ele vai mostrar mais habilidades no futuro”, pontuou. “Ele vai mostrar suas reais habilidades no futuro”, completou.

Membros do Conselho da Fifa estavam irritados com o comportamento de Neymar em campo, alertando que suas encenações estariam prejudicando a Seleção Brasileira.

No chão
A televisão estatal suíça chegou a calcular o tempo que Neymar ficou no chão durante a Copa do Mundo, atingindo a marca de 14 minutos. Infantino ainda teria citado a demora de jogadores quando são substituídos, insistindo que o assunto também teria de ser debatido.

Nos bastidores, a Fifa quer avaliar medidas que possam ser adotadas para punir e lutar contra encenação no futebol. O assunto faz parte da agenda de Infantino, que tem falado a pessoas próximas que estaria preocupado com a “perda de tempo” em campo por conta da atitude de jogadores.

O problema não se refere apenas a Neymar, alvo de críticas de ex-jogadores internacionais, torcedores, dirigentes e mesmo adversários. Mas o suíço se queixou da “perda de tempo” que a encenação estaria gerando, num sentido mais amplo, e não apenas com jogadores que sofrem faltas. Sua avaliação interna é de que, sempre que um time está ganhando, os jogadores parecem abusar de certos lances para ganhar tempo e encenar contusões.

O tratamento do presidente da Fifa foi diferente ao falar de Lionel Messi. “Esperávamos mais da Argentina”, disse. “Mas Messi é grandíssimo, como sempre. Fez um golaço. Se ganhassem de 2 x 1 da França, caso se fechassem, Messi poderia mostrar ainda mais. Não se discute Messi. Ele nos faz sonhar há 10 anos e vai continuar”, apostou.