Os titulares da França ainda estão em processo de recuperação física depois da vitória sobre a Bélgica que classificou o time para a final da Copa do Mundo da Rússia, no domingo, diante da Croácia, em Moscou. E o clima foi de bastante descontração na atividade desta quinta-feira, com brincadeiras entre os jogadores. Também foi um treino de recuperação mental e emocional.

Nesta quinta, no centro de treinamento de Istra, nos arredores de Moscou, os principais jogadores fizeram exercícios ao lado dos fisioterapeutas. O goleiro Lloris e o meia Matuidi correram durante alguns minutos acompanhados de preparadores físicos. Alguns não apareceram no gramado, como o atacante Giroud, os zagueiros Varane e Umtiti e o lateral Pavard.

Sem chuteiras, Mbappé estava até com celular na mão. Pogba e Griezmann, também usando tênis, protagonizaram momentos divertidos, sempre tentando um lance de efeito para driblar os companheiros. Os reservas fizeram um treinamento pesado com trabalhos específicos de passe e controle de bola. No final, um confronto em campo reduzido.

Teoricamente, a França apresenta condições físicas melhores que os croatas. Além de terem um dia a mais de recuperação até o dia da final, a França não precisou de prorrogações para superar seus rivais. Os croatas disputaram três tempos extras, o que significa que jogaram uma partida a mais que os franceses em minutos em campo.

Mais cedo, o meia Paul Pogba afirmou, em entrevista coletiva, que os franceses querem evitar o “clima de já ganhou”. “Nós não somos favoritos. É uma final”, disse nesta quinta o meia Paul Pogba, um dos principais jogadores do time. A equipe tenta a todo custo evitar a repetição do cenário da Eurocopa de 2016, quando o time perdeu o título em casa para Portugal.

“Na Euro, nós pensávamos que tínhamos conquistado o título depois da vitória em cima da Alemanha (na semifinal). Pensamos que Portugal estava derrotado antes. Dessa vez, estamos todos concentrados em não cometer o mesmo erro. Estamos felizes por nossa campanha, mas ainda não ganhamos a Copa do Mundo”, disse o jogador, antes de completar. “Vamos lidar de forma diferente nesta partida. Não vai faltar nada, nem raça.”