O maior domínio europeu na história das Copas do Mundo será estendido. A Europa nunca havia ganhado três títulos do torneio em sequência como conseguiu em 2006, 2010 e 2014. E, com as eliminações de Brasil e Uruguai nas quartas de final do Mundial da Rússia, nesta sexta-feira (6/7), contra França e Bélgica, a taça continuará no Velho Continente.

Antes da atual sequência, os europeus haviam vencido apenas duas Copas em sequência, em 1934 e 1938, com o bicampeonato da Itália. Depois disso, uma conquista europeia sempre foi sucedida por uma de Brasil, Argentina ou Uruguai.

Por sua vez, os sul-americanos conseguiram apenas uma sequência de mais de um título, também o bicampeonato de uma única seleção: o do Brasil, nas Copas de 1958 e 1962. O título nunca foi para outro continente.

Além de Brasil e Uruguai, a América do Sul teve Colômbia, Peru e Argentina como representantes na Rússia. A principal decepção foi o Peru, que não conseguiu passar da primeira fase, apesar dos bons jogos. A Argentina sofreu para passar da primeira fase e caiu para a França nas oitavas, enquanto a Colômbia fez um jogo duríssimo com a Inglaterra na mesma fase, mas foi eliminada nos pênaltis.

Em relação os outros continentes, nenhuma equipe africana avançou para o mata-mata e o único asiático que chegou a essa fase, o Japão, acabou caindo para a Bélgica após abrir 2 x 0 e tomar a virada.

De um lado da chave, França e Bélgica se garantiram na semifinal ao eliminar as equipes sul-americanas – a semifinal será na próxima terça (10). Do outro lado, a Croácia enfrenta a Rússia e a Inglaterra encara a Suécia. A decisão do finalista entre esses será na quarta (11). Desta maneira, fatalmente o título será de uma equipe da Uefa.