Home » Notícias » 2018 & Copa Verde

2018 Copa Verde
Brasiliense estreia hoje na Copa Verde, contra o Atlético-ES
VITOR MORAES - ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
31/01/18 - 10h03
Michael Melo / Metrópoles.com

Ansioso por uma sequência positiva, o Brasiliense estreia na Copa Verde nesta quarta-feira (31/1), contra o Atlético-ES, às 16h30. O gramado do Estádio José Olívio Soares, em Itapemirim (ES), pode testemunhar a segunda vitória consecutiva do Jacaré em 2018 - o ano começou com uma derrota para o Real, pelo Candangão, mas logo veio o triunfo sobre o Samambaia.

O elenco viajou na segunda (29), logo depois do treino matutino. A tendência é o técnico Rafael Toledo manter a base da equipe que venceu o Samambaia no domingo (28), no Estádio Rorizão. O treinador deve mandar a campo: Edmar Sucuri; Cicinho (Patrick), Welton Felipe, Badhuga e Gérson; Aldo, Radamés (Felipe Cirne) e Souza; Reinaldo; Romarinho e Nunes.

Rafael deixou o Rorizão bastante insatisfeito com o desempenho em bolas aéreas, apesar da vitória por 2×1 - o gol do Samambaia foi marcado pelo alto. No entanto, o resultado positivo deu mais tranquilidade ao treinador. "A gente queria ter vencido para levar essa vitória ao Espírito Santo. Sabemos, no íntimo, que podemos produzir mais do que isso", comentou o técnico.
O Atlético de Itapemirim vem de um empate (2×2) no campeonato capixaba, com o Rio Branco. O clube alvinegro ocupa a segunda posição no torneio, com seis pontos. No Candangão, o Brasiliense é o sexto, com três.

A data do jogo de volta, em Brasília, ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Sistema de disputa
Dezoito clubes disputam a Copa Verde. O Brasiliense ganhou a vaga ao conquistar o Campeonato Candango do ano passado. O torneio é disputado em cinco fases, uma delas preliminar, na qual o Ceilândia foi eliminado pelo Corumbaense-MS. O restante segue o sistema mata-mata.

Nas edições anteriores, a competição dava ao campeão o direito de jogar a Copa Sul-Americana. A regra, porém, mudou, e agora o vencedor vai às oitavas de final da Copa do Brasil de 2019.

O regulamento da competição prevê, nesta ordem, os seguintes critérios de desempate após as partidas de ida e volta: saldo de gols, gols marcados fora de casa e, em último caso, cobrança de pênaltis.

Caso o Jacaré avance, encontrará do outro lado da chave o vencedor de Cuiabá x Operário-MT.

Candangão
Enquanto o Brasiliense se ausenta da terceira rodada, o campeonato local continua. Também nesta quarta (31), quatro duelos dão prosseguimento: Ceilândia x Formosa, Sobradinho x Samambaia, Santa Maria x Real e Paracatu x Luziânia. Na quinta-feira (1º/2), Gama e Paranoá fecham a rodada.

A liderança é ocupada pelo Sobradinho, que venceu os dois jogos. Em seguida, vêm Real, Paracatu e Gama. O lanterna é o Formosa, com aproveitamento de 0%.

Veja mais notícias sobre: 2018 & Copa Verde