Home » Notícias » 2017 & Campeonato Candango

2017 Campeonato Candango
Equilíbrio e jejum marcam duelo de finalistas do Candangão 2017
Ian Ferraz / Metrópoles.com
29/04/17 - 08h58
Brasiliense FC

Ceilândia e Brasiliense iniciam a disputa da final do Candangão 2017 neste sábado (29/4). As equipes, já garantidas na Série D do Brasileiro em 2018, lutam pelo título local a partir das 16h30 no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O segundo e decisivo jogo será no próximo sábado (6/5), no mesmo local e horário.

O jejum dos times é parecido. O Brasiliense não conquista o campeonato local desde 2013, enquanto o Ceilândia levantou a taça pela última vez em 2012. O Jacaré tem oito troféus do Candangão em sua coleção, enquanto o Gato Preto foi campeão em duas oportunidades.


Preparação das equipes
Para voltar a ser campeão, o clube de Taguatinga conta com o talento dos experientes Souza e Reinaldo, dupla que tem sido decisiva no Candangão. O atacante Nunes, suspenso, não poderá atuar na primeira partida, o que gera dúvidas sobre a escalação.
A tendência é de que Luquinhas seja o escolhido para o ataque do Jacaré. Mas também há a possibilidade de o técnico Rafael Toledo reforçar o meio de campo com três volantes. Durante quase todo o campeonato, o Brasiliense atuou somente com um volante, mas na fase do mata-mata o setor foi reforçado, sempre com Aldo entre os titulares.

No Ceilândia, a aposta é na boa fase do artilheiro do campeonato, Romarinho, que já balançou as redes 11 vezes. A experiência dos volantes Didão, Emerson Martins e Alcione também pode fazer a diferença. O time mantém ainda a esperança em uma tarde inspirada do meia Filipe Cirne e a já conhecida segurança defensiva vista nas equipes comandadas por Adelson de Almeida.

Campanhas
A final do campeonato premiou os times com melhor desempenho. O Ceilândia somou 75,56% de aproveitamento, enquanto o Brasiliense fez a segunda melhor campanha, com 73,3% de aproveitamento. Na primeira fase, as equipes terminaram empatadas com 24 pontos, 11 vitórias, três empates e uma derrota cada, demonstrando solidez jogo a jogo.

O equilíbrio é visto também na pontaria. O Ceilândia marcou 18 vezes e sofreu sete, enquanto o Brasiliense anotou 16 gols e levou os mesmos sete. Nas quartas de final, o Gato Preto atropelou o Luziânia e encontrou dificuldades para superar o Paracatu na semifinal. O time amarelo avançou de forma tranquila sobre Real e Sobradinho.

Árbitro será o mesmo do confuso Gama x Brasiliense
A primeira partida da final será conduzida pelo árbitro Almir Camargo. Ele esteve à frente do duelo entre Gama e Brasiliense, no Bezerrão, que terminou em pancadaria e dez jogadores expulsos.

Ficha técnica

Ceilândia
Artur; Dudu Lopes, Wallinson, Badhuga e Elivelto; Didão, Emerson Martins, Alcione e Filipe Cirne; Romarinho e Michel Platini
Técnico: Adelson de Almeida

Brasiliense
Andrey; Patrick, Preto Costa, Wallace e Gerson; Aldo, Acerola (Gabriel) e Souza; Marcio Diogo, Reinaldo e Luquinhas
Técnico: Rafael Toledo



Serviço:
Ceilândia x Brasiliense - jogo de ida da final do Candangão 2017

Onde: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Quando: sábado (29/4), às 16h30
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A doação de 1kg de alimento não perecível garante o desconto.
Pontos de venda: Adega dos Amigos (EQNN 2/4 - Ceilândia) e Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (sábado, a partir das 9h)

Veja mais notícias sobre: 2017 & Campeonato Candango